sexta-feira, 19 de março de 2010

Acabar com as lixeiras existentes em Portugal e limpás-la num só dia é o objectivo do projecto "Limpar Portugal", um movimento cívico de voluntários que, munidos de luvas e sacos de plástico, vão recolher resíduos e tornar Portugal num país mais agradável e limpo no próximo dia 20 de Março. E nós, Núcleo 46 Urgezes, vamos estar entre muitos voluntários nesta iniciava.

Como tudo começou:
A ideia nasceu na Estónia, em 2008 e teve como objectivo a recolha de 10 000 toneladas de lixo, num só dia, espalhado por toda a floresta. A acção necessitava de cerca de 40 000 voluntários e foi a acção voluntária mais ambiciosa dos tempos modernos. Os criadores da ideia começaram por angariar parceiros oficiais, que não só ajudassem a angariar voluntários como a divulgar a iniciativa, que teve uma promoção nos media à escala global. Actores, músicos, dirigentes e líderes de opinião associaram-se e usaram a sua projecção para divulgar este projecto.
Os locais onde o lixo se encontrava foram localizados num mapa através de GPS, os voluntários foram divididos em equipas, encarregadas de limpar uma área, e num só dia a campanha "Vamos fazê-lo" conseguiu recolher aquilo que o Governo faria em três anos.

VAMOS LIMPAR PORTUGAL!

Sem comentários: