quinta-feira, 23 de abril de 2020

23 DE ABRIL - DIA DE S. JORGE - DIA MUNDIAL DO ESCUTISMO


Celebramos hoje o dia de São Jorge.
As lendas descrevem que este cavaleiro da Capadócia (atual Turquia) salvou uma mulher de um dragão, o que levou ao batismo de milhares de pessoas. Defendendo a sua fé até à morte, foi torturado e decapitado por ordem do Imperador Diocleciano, que mandou prender todos os soldados romanos cristãos e prestar tributo aos deuses romanos.
São Jorge é um padroeiro menor de Portugal. D. Nuno Álvares Pereira considerava São Jorge o responsável pela vitória portuguesa na batalha de Aljubarrota, encontrando-se a Capela de São Jorge, em Leiria, e o Castelo de São Jorge, em Lisboa, em seu nome. Julga-se que foram os cruzados ingleses que auxiliariam D. Afonso Henriques a conquistar Lisboa, em 1147, que trouxeram a devoção a São Jorge para Portugal.
Além de santo protetor e patrono de Inglaterra, São Jorge é o patrono mundial do escutismo, celebrando-se também o Dia Mundial do Escutismo a 23 de abril.

Numa altura de "guerra" contra a pandemia celebremos o dia do padroeiro do escutismo e o orgulho por envergar um lenço ao pescoço.

Sem comentários: