No passado sábado dia 7, o nosso Núcleo esteve presente na grande Festa da Região de Braga a S. Nuno de Santa Maria, que se realizou na paroquia de S. Dâmaso em Guimarães. A cargo do Núcleo local que comemorou o seu 15º aniversário, juntou, mesmo em frente ao Castelo de Guimarães, associados de 30 Núcleos da Região de Braga, a Direção Regional da FNA do Porto, Órgãos Nacionais da FNA, o Agrupamento S. Dâmaso do CNE e vários dirigentes de CNE que se juntaram este fim de semana para o Dezito.
A festa iniciou-se com o já tradicional cortejo automóvel com a imagem de S. Nuno, desde o local da ultima Festa, neste caso Moreira de Cónegos, até ao coração da Cidade Berço. Depois da receção à imagem do nosso Patrono, os presentes visitaram o II Encontro de Colecionadores Escutistas de Guimarães na sede do Agrupamento. Para dar continuidade ao programa e, junto à estatua do fundador da nacionalidade D. Afonso Henriques, o Eng. Miguel Bastos partilhou os seus reconhecidos conhecimentos sobre a Muralha Medieval de Guimarães.
Um grandioso desfile, liderado pela Fanfarra do Agrupamento 322 de Urgezes, guiou uma falange imponente de Escuteiros Adultos, pelo Campo de S. Mamede para a Eucaristia solene, presidida pelo Rev. Padre Domingos, Assistente dos escuteiros da paróquia e concelebrada pelo Rev. Padre José Luís Pimenta, Assistente Regional da FNA. Na qual, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e associado da FNA, Dr. Domingos Bragança, acompanhado do Adjunto Dr. Vítor Oliveira, dos representantes das Juntas de Freguesia de Oliveira e de Azurém, do Presidente da Sociedade Martins Sarmento, Dr. Vieira de Castro do Chefe-Adjunto do Núcleo de Guimarães do CNE, Alexandre Novais e dos vários órgãos nacionais e regionais da FNA, incluindo a Direção Regional do Porto. A Eucaristia foi dinamizada e solenizada pelo Agrupamento 331, dirigido pelo Chefe Bento Pimenta.
No final da Eucaristia realizou-se uma Sessão Solene e entrega de lembranças aos convidados e Núcleos presentes. Para terminar este dia magnifico nada melhor que um jantar no Museu Martins Sarmento, no coração da cidade de Guimarães, com direito a visita a algumas das salas e acompanhamento musical de um trio de violinos constituído por jovens interpretes e de um brilhante pianista que espalhou o seu talento num piano de cauda.
Mais uma bela festa da região, muito bem organizada e pela qual endereçamos deste modo os nossos mais sinceros parabéns ao núcleo organizador juntamente com a Direção Regional.