quarta-feira, 26 de outubro de 2016

COMEMORAÇÃO DO VIII ANIVERSÁRIO

Foi num verdadeiro clima de Fraternidade que comemoramos o VIII aniversário do nosso Núcleo, no dia 22 de Outubro. Sob o tema “ 8 anos de Compromisso Voluntário “, quisemos mais uma vez dar testemunho do nosso serviço e missão, à comunidade Paroquial e à Freguesia ao editarmos mais um numero da revista “CHAMA” que distribuimos no final da Eucaristia de ação de graças em que participamos. Nesta Eucaristia, que foi presidida pelo nosso Párico e Assistente, Pe. Francisco Oliveira, estiveram presentes, o Dr. Miguel Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Urgezes, O Agrupamento do CNE 322 de Urgezes, que animou a Eucaristia, o Presidente da Direção Regional de Braga da FNA, José Luis Silva, a Drª. Natália Rocha, Presidente e Fundadora da ONG “Viver 100 fronteiras” e a Ch. Jacinta Magalhães, Chefe adjunta do Agrupamento do CNE 124 de Lousado.
A Direção de Núcleo decidiu atribuir um Louvor de Núcleo à Emilia, pelo extraordinário serviço e dedicação com que trabalha para o bem de todos. Já o José Manuel Araújo, recebeu das mãos do Presidente Regional a Medalha da Solidariedade que reconhece a total disponibilidade e valiosa entrega ao Escutismo Adulto, sendo assim um exemplo a seguir. No final da Eucaristia a Drª Nátália e a Ch. Jacinta montraram à Comunidade, através de um pequeno filme fotográfico, o louvável trabalho que a ONG “Viver 100 fronteiras” desenvolve na Guiné Bissau junto das populações e a importância dos manuais escolares que todos os anos o nosso Núcleo recolhe e entrega. Através desse nosso trabalho puderam fazer com 30 escolas tenham livros para todos os alunos e montar 10 bibliotecas.
O Pe. Francisco deu-nos os parabéns pela passagem de mais um aniversário, agradeceu-nos todo o trabalho que temos vindo a realizar na comunidade e na Freguesia e desafiou-nos a continuarmos neste trilho, sendo testemunhos de Cristo.
O dia terminou com um jantar convívio entre Escuteiros e familiares em que confraternizamos e cantamos os parabéns ao Núcleo. O Presidente de Núcleo, Luis Miguel, agradeceu a pressença de todos e desejou que possamos manter a dinámica criada. Chegou desta forma ao fim este memorável dia e a partir daqui entramos em contagem decrescente para a comemoração do VIV aniversário, até lá espera-nos muito trabalho, muita dedicação e muito espírito de serviço. Afinal, assumimos um compromisso, de forma voluntária! 


















terça-feira, 18 de outubro de 2016

59 th JOTA / 20 th JOTI


O Núcleo da FNA de Urgezes participou no maior evento de Escouteiros que se realiza anualmente em todo o Mundo, o Jota / Joti.
O JOTA - Jamboree no Ar é um evento anual em que Escouteiros de todo o mundo falam uns com os outros, através de estações de radioamador.

O Jamboree na Internet, ou simplesmente JOTI, oferece uma alternativa para os contatos feitos por rádio no JOTA. Através do JOTI, os Escouteiros podem “encontrar-se” e compartilhar informações com outros Escouteiros de todo o mundo, através da tecnologia da Internet.
O JOTI é, portanto, uma maneira rápida e fácil de comunicar com Escouteiros de todo o mundo. E foi isso que fizemos, a nível nacional contactamos com vários Agrupamentos do CNE do Continente e Ilhas, vários Grupos da AEP, vários Núcleos da Fraternidade, com a Base da Região de Braga do Joti em Vale S. Cosme e com a Base Nacional do Joti sediada em Olhão. A nível internacional "teclamos" com a Junta Regional de Luanda, Angola e com vários escuteiros do Brasil.
De Urgezes para o Mundo partilhamos com outros irmãos escutas vivências no ideal de BP. 





domingo, 9 de outubro de 2016

CADIZ – ENCONTRO, CONHECIMENTO, PARTILHA E AMIZADE

É este o sentimento que fica depois de terminar a atividade que aconteceu de 01 a 05 de Outubro em Cadiz – Espanha. 
A convite da “ ASOCIACIÓN SCOUT VIEJOS LOBOS CRUZ DEL SUR – CADIZ” o nosso Núcleo, representado por seis Associados e quatro familiares, esteve em Cadiz e viveu momentos inesquecíveis. 
ENCONTRO – Depois de maravilhosamente recebidos encontramos e re-encontramos Irmãos Escutas que vivem e sentem o mesmo Espírito Escutista que nos anima, que reconhecem que o Escutismo faz parte das suas vidas e que se assumem como Escuteiros Adultos.
CONHECIMENTO – Conhecemos uma magnifica terra, com paisagens, lugares, monumentos e praias de rara beleza. Com uma carga histórica impressionante, enraizada e solidificada profundamente nos hábitos e nas pessoas.
PARTILHA – Partilhamos experiências, aventuras e alegrias. Percebemos que o Escutismo atravessa fronteiras e não distingue língua, credo ou raça, diferencia-se pelo uniforme, pelos símbolos ou pela cor do lenço mas mistura-se pelos gestos, saudações e pelo ideal de B.P.
AMIZADE – Foi pela amizade que nos deslocamos a Cadiz, é pela amizade que os esperamos brevemente em Urgezes, é esta amizade que nos mantém ligados, porque “ O ESCUTA É AMIGO DE TODOS E IRMÃO DE TODOS OS OUTROS ESCUTAS”
Muito haveria a dizer e a relatar acerca desta marcante atividade. Diz-se que entre Escuteiros não se agradece, mas reconhece-se e queremos publicamente reconhecer o espetacular acolhimento e a magnifica forma com que fomos tratados. Os “ Viegos Lobos “ foram incansáveis e proporcionaram-nos algo que jamais esqueceremos. 
Até breve e Muchas Gracias!





















segunda-feira, 3 de outubro de 2016

CAMPANHA DE TROCA DE MANUAIS ESCOLARES


Terminou, com muito sucesso mais uma  “Campanha de troca de manuais Escolares”.  
Este ano entregamos 364 manuais para serem re-utilizados em diversos anos escolares e em várias escolas do nosso Concelho.  
Temos armazenados cerca de 1500 manuais escolares, diversos livros de leitura e vários livros didáticos, bem como algum material escolar que serão devidamente embalados e enviados para a Guiné Bissau a fim de serem re-utilizados por crianças carenciadas em idade escolar.  
Esta iniciativa que levamos a cabo à vários anos, de cariz social e solidária, tem vindo a crescer  ano após ano, fruto das várias campanhas de divulgação e apelos á generosidade das pessoas, mas também da consciencialização por parte das famílias que perceberam que a re-utilização de manuais escolares pode e deve fazer-se e que aquilo que não precisamos pode ser fundamentalmente precioso para aqueles que nada têm. 


Vimos publicamente agradecer a generosidade de todos quantos contribuíram para o sucesso desta campanha.  
Para o ano há mais.