domingo, 26 de fevereiro de 2023

Conselho Regional Eletivo

 


Decorreu ontem, dia 25/02/2023, no auditório da Universidade do Minho, em Guimarães, o Conselho Regional da FNA Região de Braga, que este ano foi eletivo.

O Conselho Regional iniciou com a apresentação do relatório de atividades a demonstração de contas da Direção Regional de Braga, relativos ao ano 2022, sendo estes aprovados por unanimidade.

Seguiu-se um dos pontos mais aguardados, a despedida da equipa Regional liderada pelo Carlos Alberto, associado do nosso Núcleo de Urgezes, que prestou homenagem a todos aqueles que fizeram caminho em conjunto e que ajudaram a Direção Regional durante os últimos anos em que este esteve no comando, destacando muitos dos que contribuíram para o caminho feito com louvores regionais, nacionais e outras lembranças.

Destacamos os Louvores Nacionais atribuídos ao José Manuel Araújo enquanto responsável do departamento regional de ambiente e ao José Carlos Mendes, enquanto membros dos serviços de apoio à secretaria da Direção Regional nos últimos anos.

Nos agradecimentos feitos aos membros da Direção Regional o Carlos Alberto, agradeceu a toda a sua equipa pela lealdade, pela amizade e pela dedicação e a toda a Região, sendo atribuídas a estes também algumas distinções, das quais não podemos deixar de destacar a distinção entregue ao António Lima, associado do Núcleo de Urgezes e Vice-presidente Regional cessante a quem foi atribuída a Cruz de Mérito Santo Condestável.

Deu-se então início à eleição dos três Órgãos Regionais a sufrágio. Com uma votação de quase 240 associados, seguindo-se a apresentação dos resultados que elegeram por largas maiorias todos os órgãos regionais, e a cerimónia de tomada de posse dos órgãos eleitos e o juramento solene perante o Conselho Regional.

A nossa Região de Braga passa agora a ter ao comando Fernando Pereira, associado do Núcleo de Pedome, e Urgezes enche-se mais uma vez de orgulho por ver o José Carlos Mendes, atual presidente do Núcleo de Urgezes assumir a secretaria financeira da Direção Regional de Braga, olhando para esta eleição como um sinal do trabalho que o mesmo tem vindo a desenvolver quer no nosso Núcleo, quer na Região de Braga.

Antes do encerramento, o José Luis, em representação da Direção Nacional, e por proposta da mesma atribuiu ao Assistente Regional, Rev. Cónego Eduardo Duque, a Cruz de Mérito Santo Condestável, pelo incansável trabalho realizado no crescimento humano e cristão que proporcionou a toda a Região.

Mas antes deste damos especial enfase à atribuição da Cruz de Mérito Santo Condestável, por serviços de elevada qualidade prestados à FNA, ao Carlos Alberto Cunha, presidente cessante da Direção Regional de Braga, filiado no Núcleo de Urgezes e que durante 12 anos elevou a Região de Braga da FNA e levou longe o nome de Urgezes, sempre pelas melhores razões.

Ao Carlos Alberto, parabenizamos pela sua dedicação e entrega e agradecemos o que fez pela Região em geral e pelo nosso Núcleo em particular.






























terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Apresentação candidatura DR

 


Hoje no salão paroquial de São Dâmaso foi apresentada aos Núcleos de Guimarães da FNA a lista candidata a Direção Regional para o próximo triénio.

O Núcleo de Urgezes marcou presença em força, demonstrando o seu apoio não só à equipa candidata no seu todo mas em particular ao José Carlos, atual presidente do nosso Núcleo que abraça este novo desafio, mostrando estar alerta para servir a Região e assumindo perante os presentes um enorme “Sentido de Compromisso” que esta lista adota como lema.






domingo, 5 de fevereiro de 2023

Criar Raízes 2023

 



Durante este final de semana decorreu no Parque natural do Alvão a 12ª edição da atividade “Criar raízes”. Uma iniciativa da FNA Núcleo Cidade de Vila Real, em parceria com o ICNF/Direção Regional do Norte e que contou com escuteiros adultos de norte a sul.

Nesta edição o trabalho centrou-se na reflorestação de uma linha de água afetada pelos fogos do verão passado.

O Núcleo de Urgezes esteve representado pelo José Manuel Araújo, atual Responsável pelo Departamento Regional de Ambiente, e também o José Manuel Mendes, o “nosso Ferreira”.




sábado, 4 de fevereiro de 2023

Partida do João Matos

 


Nem sempre as partidas têm de ser tristes….

No CNE o momento da partida nunca deveria ser encarado como algo triste mas sim o contrário, assim como um estudante celebra o final do seu curso universitário, também um escuteiro deveria celebrar o final do seu percurso, num claro sinal de dever cumprido perante todas as etapas a que se propôs.

O João Matos é assim um exemplo a seguir, forma como encarou e preparou a sua partida, em comunhão com a comunidade, com o CNE, a FNA e todos aqueles que dele gostam e se quiseram juntar nesta cerimónia de partida que se realizou no Jardim da Paz em Urgezes.

Mas o João Matos é também um exemplo de como o escutismo deve ser vivido, com intensidade e alegria, demonstrando toda a sua paixão ao movimento escutista e procurando deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos.

Fecha-se uma porta, abre-se assim uma janela e o João Matos vê nesta partida o inicio de mais uma caminhada, o seu percurso de adesão a dirigente no CNE onde esperamos que com a mesma vontade e determinação abrace esta causa.

Foi com enorme alegria que aceitamos partilhar este momento contigo e com mais alegria ainda que queremos partilhar outros momentos escutistas no futuro.