Nos passados dias 21 e 22 de Setembro, decorreu no PENHA Centro Escutista de Guimarães mais uma edição da atividade “TRIPÉ”, uma atividade de âmbito Nacional, promovida pelo Equipa de Atividades no PENHA, totalmente direcionada aos escuteiros da FNA, onde marcaram presença cerca de 280 participantes.A parte da manhã do dia 21 foi destinada à montagem de campo, contemplando ainda a cerimónia de abertura com o habitual hastear das bandeiras, sendo de destacar tambéma presença da menina Carlota na nossa atividade, uma criança com necessidades especiais e para a qual seria direcionada a boa ação coletiva desta atividade.
Da parte da tarde, realizaram-se os jhá habituais jogos de postos desta atividade onde testamos o nosso conhecimento sobre história do escutismo, e também diversas técnicas escutistas, tais como socorrismo, códigos e cifras, pioneirismo, mochilismo técnicas de fogo, comunicação por homógrafo e mesmo observação e orientação.
A noite começou com a festa de campo, seguindo-se o tradicional fogo de conselho.
O segundo dia da Tripé começou com uma caminhada para os mais duros seguindo-se a Eucaristia na capela do PENHA, presidida pelo nosso assistente Pe. Francisco Oliveira.
As atividades continuaram com a realização da boa ação coletiva, onde todosa fomos desafiados a criar objetos tais como canecas de bambu, pulseiras e porta-chaves a serem entregues à família da Carlota, cuja venda destes em outros eventos reverterá a favor da mesma.
Na cerimónia de encerramento, ouviram-se palavras de alegria e agradecimento por parte da equipa organizadora da “TRIPÉ”, liderada pela Chefe Graciela Ribeiro.
Esta terceira edição teve como vencedores o subcampo “São Sebastião” liderado pelo Jorge Martins do Núcleo de Algueirão, Sintra da Região de Lisboa, do qual faziam ainda parte a Isabel Ribeiro do Núcleo Papa Francisco, da Região de Setúbal e também pelo nosso Núcleo de Urgezes da Região de Braga.
Foi com enorme alegria e entusiasmo que ouvimos o nome do subcampo vencedor, uma vez que à terceira foi de vez, o Núcleo de Urgezes vê também o seu nome inscrito no totem da atividade Tripé. Algo para mais tarde recordar ou quem sabe repetir.