segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Núcleo de Urgezes participa no Conselho Regional em Balugães


No passado dia 22 de novembro, o Núcleo de Urgezes marcou presença no Conselho Regional realizado em Balugães, Barcelos, num encontro que reuniu a Direção Regional e  diversos associados da Região de Braga.

A sessão contou com as boas-vindas do Presidente da Junta de Balugães, do Presidente do Núcleo de Balugães, bem como a presença do Assistente Regional, Pe. Paulo Pereira, que acompanhou os trabalhos ao longo da tarde.

Entre os principais pontos da agenda esteve a apresentação e aprovação unânime do Plano e Orçamento da Região de Braga para 2025, sendo ainda apresentada a Agenda 2026.

Entre os outros assuntos destacou-se também a importância da revista “Caminho a Seguir”, reforçando-se o compromisso dos associados para garantir a sua continuidade em formato papel. Foram igualmente partilhados os resultados do Inquérito Regional e realizada uma avaliação do VI ACAREG, onde os Guias de Subcampo receberam Louvores Regionais pelo trabalho desenvolvido, não podendo deixar de nos sentir orgulhosos ao ver a Cidália e a Fátima subir ao palco para também elas receberem o seu Louvor Regional.












segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Núcleo de Urgezes celebra tradicional magusto com família Escutista reunida


No passado dia 16 de novembro, o Núcleo de Urgezes voltou a cumprir a tradição com a realização do seu magusto anual.

O dia começou com um almoço convívio, que juntou escuteiros adultos, familiares e o assistente do Núcleo, Pe. Francisco Oliveira, permitindo partilha de histórias e o reforço de laços que fazem desta fraternidade em Urgezes, uma verdadeira "família de famílias", onde juntos, tiveram ainda a oportunidade de cantar os parabéns à associada Isabel que na semana anterior tinha comemorada mais um aniversário.

A tarde foi dedicada ao magusto, onde o ambiente se encheu do aroma típico das castanhas assadas, que não faltaram à mesa. Entre conversas descontraídas, gargalhadas e o calor da fogueira, viveu-se um clima de amizade e união que reflete o espírito da FNA.

Mais uma vez, o magusto do Núcleo de Urgezes demonstrou que as tradições mantêm viva a essência do movimento: estar juntos, celebrar e continuar a construir caminhos de fraternidade.










Caminheiros Bruna e Tozé Vivem Cerimónia de Partida no Agrupamento 322 de Urgeses


No passado sábado, dia 15, pelas 18h30, durante a eucaristia paroquial de Urgezes, realizou-se a cerimónia de partida dos caminheiros Bruna e Tozé, do Agrupamento 322 do CNE. Foi um momento de grande simbolismo e emoção, que marcou o culminar de um percurso escutista que ambos iniciaram ainda em crianças.

Ao longo dos anos, a Bruna e o Tozé trilharam todas as etapas da vida escutista — Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros — crescendo em responsabilidade, espírito de serviço e valores que caracterizam o movimento escutista. A cerimónia de partida reconhece precisamente este caminho de maturidade e o compromisso de levar consigo, para a vida adulta, tudo aquilo que aprenderam no escutismo.

O momento foi partilhado com a comunidade paroquial e com os seus irmãos escuteiros, contando também com a presença do nosso Núcleo de Urgezes da FNA, que fez questão de acompanhar esta etapa significativa.

A FNA deixa ainda uma palavra de incentivo, reforçando que as portas estão abertas para acolher Bruna e Tozé no futuro, caso assim o desejem, dando continuidade ao espírito escutista na fraternidade adulta.

A cerimónia contou com aplausos emocionados, num ambiente de gratidão e esperança, celebrando dois jovens que levarão para sempre consigo a marca do escutismo vivido em Urgezes.







segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Comemoração Regional do dia de São Nuno


No passado dia 8 de novembro, o Núcleo de Urgezes esteve presente em Palmeira (Santo Tirso) para celebrar o Dia de São Nuno de Santa Maria, Patrono da FNA, com a Região de Braga.

A comemoração iniciou-se com um tributo à figura de São Nuno, apresentado pela Direção Regional, que incluiu uma atuação musical de Carlos Ferreira (Núcleo de Bente) e a projeção de um filme sobre a vida do Santo.

Seguiu-se um desfile, acompanhado por fanfarra composta por associados da FNA, que transportou o andor de São Nuno até ao salão paroquial, onde foi celebrada a Eucaristia de Ação de Graças, presidida pelo Pe. Paulo Pereira e concelebrada pelo Pe. Nuno Vilas Boas, com animação do coro local.

A cerimónia contou com a presença do Presidente Nacional da FNA, José Luís Silva, e com cerca de 60 Núcleos da Região de Braga.

No final, realizou-se uma sessão protocolar de agradecimentos e entrega de lembranças, seguida de um jantar-convívio, que reforçou o espírito de fraternidade entre todos os participantes.










quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Dia de São Nuno de Santa Maria


No dia em que a Igreja celebra São Nuno de Santa Maria, Patrono da Fraternidade de Nuno Álvares (FNA), o Núcleo de Urgezes assinalou a data de forma especial, participando na eucaristia paroquial juntamente com a comunidade local.

A celebração foi presidida pelo assistente do Núcleo, Pe. Francisco Oliveira, e contou com a presença significativa dos associados, que quiseram manifestar o seu testemunho de fé e fraternidade.

Em destaque esteve também a imagem de São Nuno de Santa Maria, colocada junto ao altar, simbolizando a devoção e o exemplo do Santo que inspira todos os membros da FNA.




domingo, 26 de outubro de 2025

INDABA/INDUNA


No dia 25 de outubro, realizou-se em São Tiago de Antas, Vila Nova de Famalicão, o Indaba/Induna da Região de Braga da FNA, com a participação de 54 dos 79 Núcleos regionais. O encontro, que decorreu no auditório da igreja nova local, foi um importante momento de partilha, avaliação e planeamento das atividades da Fraternidade Nuno Álvares.

Entre os temas abordados destacaram-se a avaliação do VI ACAREG, o planeamento de atividades regionais e a análise do inquérito dirigido aos associados. O balanço do ACAREG foi considerado muito positivo, e as reflexões partilhadas reforçaram o sentido de compromisso e serviço que caracteriza a FNA.

O encontro contou com a presença do Assistente Espiritual Regional, Rev. Pe. Paulo Pereira, e do pároco local, Rev. Pe. Paulo Silva, que dirigiram palavras de incentivo aos participantes.

O Núcleo de Urgezes fez-se representar pelo seu Presidente.






NOTA DE PESAR - CALOS MANA


É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do Carlos Mana, associado do Núcleo de Penha de França, da Região de Lisboa.

Recordaremos o Carlos Mana como uma pessoa amiga, disponível e dedicada, que respirava Escutismo, colocando-o em cada gesto e em cada ação.

Endereçamos um abraço fraterno ao Núcleo de Penha de França e expressamos os nossos mais sinceros sentimentos à família.


segunda-feira, 20 de outubro de 2025

17.º ANIVERSÁRIO DO NÚCLEO DE URGEZES


No passado dia 18 de outubro, o nosso Núcleo de Urgezes celebrou o 17.º aniversário, num dia marcado pela amizade e espírito escutista.

A tarde começou com o hastear da bandeira junto à nossa sede, seguindo-se uma romagem ao cemitério, no qual tivemos a oportunidade de lembrar não só os nossos associados que partiram para o eterno acampamento – O Tomás, o Delfim, o Teixeira e o Araújo, mas também o Padre Joaquim Pimenta Rodrigues, nosso primeiro assistente e os familiares dos nossos associados, num momento de oração emocionante, mas que ao mesmo tempo tem a capacidade de reforçar os laços de amizade entre todos.

Foi neste momento que a revista “Chama” n.º 17 foi apresentada a todos no Núcleo, e na qual lembramos o José Manuel Araújo.

A eucaristia de ação de graças, foi presidida pelo nosso assistente espiritual, Pe. Francisco Oliveira, e durante a qual foi realizada a promessa da Fernanda Araújo, que após completar todas as etapas de integração, assumiu o compromisso de servir a Igreja, o escutismo e a sociedade, num momento de grande significado para todos os presentes.

O dia terminou com um jantar comemorativo, onde foi apresentada na íntegra a 17.ª edição da revista “Chama” a todos os presentes.

Deixamos um agradecimento especial ao Agrupamento 322 que esteve presente neste dia tão importante para o nosso Núcleo, como sempre tem estado ao nosso lado ao longo deste percurso, bem como a todos quantos, ao longo desta caminhada, de alguma forma se têm cruzado connosco e apoiado no crescimento do nosso Núcleo.