segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

FESTAS EM HONRA DE SANTO ESTEVÃO


Santo Estêvão, padroeiro da Freguesia de Urgezes não vê fazer-lhe uma festa à cerca de trinta anos. Com a entrada do novo Pároco, colocou-se o desafio de retomar as festas em honra de Santo Estêvão, desafio esse que foi acolhido pela população com grande entusiasmo. Organizou-se uma comissão de festas constituída por todas as Associações da Freguesia na qual nos inserimos, a saber:

Junta de Freguesia de Urgezes; Grupo desportivo e recreativo "Os Amigos de Urgezes"; Grupo desportivo da Fonte Santa; CNE-Corpo Nacional de Escutas; FNA-Fraternidade Nuno Álvares; ASCU-Associação Social e Cultural de Urgezes.

A estas Associações juntaram-se todos aqueles e aquelas que estivessem dispostos a trabalhar em favor desta tradição que quase se perdia, e sendo assim as festas este ano vão ser uma realidade. O trabalho tem sido muito e a organização foi em tempo recorde, começou à cerca de um mês e meio. Assim no passado dia 05/12 fizemos um peditório pela Freguesia com cinco grupos de cinco pessoas, debaixo de chuva intensa percorremos cada rua e cada casa e a adesão foi, como esperávamos, um sucesso. Entre outras coisas, vamos ter uma procissão com oito andores e cerca de cinquenta figurantes, esperemos que Santo Estêvão interceda junto de São Pedro para que o tempo não estrague a festa.

Sem comentários: