segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

“Nós Fazemos Parte”



No 1º dia de Guimarães 2012-Capital Europeia da Cultura, o nosso Núcleo Fez Parte. Participamos conjuntamente com alguns familiares na Inauguração da Exposição “ Cartografias da Memória e do Quotidiano” no Museu Sociedade Martins Sarmento. Inauguração que contou com a presença do Ex.mo Sr. Presidente da Câmara de Guimarães, Dr. António Magalhães, e da Ex.ma Srª Vereadora da Cultura, Dr.ª Francisca Abreu, e de um ilustre convidado, o Presidente da Comissão Europeia Dr. Durão Barroso, que aproveitando a sua presença em Guimarães para a Cerimonia Solene da Abertura da CEC não quis deixar de estar presente neste evento.


Exposição que mostra o olhar de 6 ilustradores europeus sobre diversos estratos e modos de vivenciar o território a partir de dois conceitos que o nome do projecto identifica – a memória e o quotidiano.
Em seguida efectuamos uma visita guiada ao Museu Sociedade Martins Sarmento pela Dr.ª Daniela Cardoso, filha do nosso Irmão Escuta Cardoso de Polvoreira. O Museu da SMS é um dos mais antigos e mais importantes museus arqueológicos portugueses. Foi instituído em 1885, com o espólio desenterrado por Martins Sarmento nas prospecções que realizou na Citânia de Briteiros (Já visitada pelo nosso Núcleo), no Castro de Sabroso e em inúmeros sítios arqueológicos do Noroeste de Portugal. Ao longo do tempo, foi enriquecido com os achados de escavações que promoveu e com diversos legados, possuindo hoje um acervo ímpar no contexto da Cultura Castreja do noroeste peninsular. Para além das colecções de arqueologia, o Museu da SMS possui importantes colecções de etnografia, numismática e arte contemporânea.
Para finalizar esta tarde cultural visitamos uma exposição de fotografia antigas do espaço público e semi-público de Guimarães da Colecção de Fotografia da Muralha no CAAA - Centro Para os Assuntos de Arte e Arquitectura denominada “A Cidade da Muralha”.

Sem comentários: