sábado, 5 de outubro de 2013

Visita às Minas de Castromil

A um mês de comemorarmos o 5º aniversário da nossa fundação nada melhor que uma atividade em família para fortalecer ainda mais os laços que nos unem.

No passado dia 22 de Setembro, partimos em direção ao Concelho de Paredes, concretamente para a Freguesia de Sobreiro, local onde se localiza as Minas de Castromil e o seu Centro de Interpretação. Chegamos ao local combinado, onde já nos esperava a Geóloga Natália Félix que foi a nossa guia nesta visita. 

Iniciamos a nossa visita após uma breve explicação da forma como esta iria decorrer e devidamente equipados com material de segurança (capacete, lanterna e colete), descemos pelo Rua Central de Castromil em direção ao Centro Interpretativo, recentemente inaugurado, ponto de partida com a função de acolhimento, enquadramento e sensibilização para as temáticas recorrendo a aplicações multimédia e expositores interpretativos de contextualização e preparação para o percurso pedestre e visita subterrânea. 

As Minas de Ouro de Castromil foram alvo de uma intensa exploração datada da época dos Romanos. Como resultado desta exploração, encontra-se hoje no local um interessante património mineiro. Este património consiste essencialmente em cortas, testemunhos de desmontes a céu aberto; galerias e poços, vestígios de exploração subterrânea. A outrora agreste paisagem mineira acolhe agora o carvalho e o sobreiro, vegetação que oferece condições excelentes de habitat para insetos, mamíferos e aves.

Terminada a visita dirigimo-nos ao Parque de Merendas de Sobreiro onde foi servido um almoço providenciado pela responsável pelo Departamento de Alimentação, Emília Francisco.

Regressamos a Urgezes com o espirito de núcleo e o conhecimento reforçados.

Sem comentários: