sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

FESTA ST. ESTEVÃO 2016

No passado dia 26 de dezembro, celebrou-se em Urgezes a Festa em Honra de Sto Estêvão, o Padroeiro da Freguesia.
As festas iniciaram-se com a receção ao Juíz da Festa o Sr. Marques, mais conhecido por todos nós como o Sr. Costeiras na Junta de Freguesia. Acompanhados pela Fanfarra do CNE o Juiz, os membros da Comissão de Festas, o Presidente da Junta Dr. Miguel Oliveira e o Ex.mo Senhor Presidente da Camara Municipal de Guimarães Dr. Domingos Bragança dirigiram-se em direcção à Igreja Paroquial onde se realizou a Eucaristia em honra do Padroeiro, celebrada pelo Pe. Francisco magnificamente acompanhada pelo Grupo Coral de Santo Estêvão de Urgezes.


Após a Celebração da Palavra com Sermão em Honra de Santo Estêvão realizou-se uma majestosa Procissão encabeçada pela Fanfarra do CNE de Urgezes e composta por 11 andores e cerca de meia centena de figurantes que percorreram e embelezaram as ruas da Freguesia, traduzindo-se numa verdadeira manifestação de fé e devoção. De realçar e enaltecer a presença dos Bombeiros Voluntários de Guimarães que prestaram Guarda de Honra ao andor de Santo Estêvão.

Como não poderia deixar de ser o nosso Núcleo participou activamente na organização de toda a festa, colaborou no serviço de bar, na organização do trânsito, na Fanfarra com os clarins e na procissão com o transporte do Andor do Nosso Patrono S. Nuno de Santa Maria.

Após atuação do Rancho Folclórico da ACR de Conde e do Grupo de Concertinas de Mascotelos  a noite continuaria com a atuação da Maria do Sameiro, Offir Show e Neno que aqueceram as centenas de pessoas presentes com as suas empolgantes atuações.

As Festividades em Honra de Santo Estêvão finalizaram com uma grandiosa sessão de fogo de artifício.

Sem comentários: