quarta-feira, 28 de agosto de 2019

O SONHO QUE NOS TRANSFORMOU



De 18 a 25 de Agosto o CNE Agrupamento 322 de Urgezes realizou um sonho, sim, os sonhos são realizáveis, basta crer. A FNA Núcleo de Urgezes teve o privilégio de fazer parte deste sonho, que teve o seu início em 2017, em que sonharam ser possível celebrar a comemoração do 50º aniversário do Agrupamento no emblemático KISC – Kandersteg International Scout Centre, situado na Suiça. Foram dois anos de muito trabalho, de muita dedicação e de muito empenho, mas valeu a pena.
Partíamos com o coração apertado por todos os que deixamos cá, porém, levávamos na bagagem muita expectativa e curiosidade e essas não foram defraudadas. Participar numa atividade internacional permitiu-nos alargar horizontes, conhecer novas culturas, novos hábitos, associações de escuteiros de outros países com diferentes formas de uniformizar, com um verdadeiro colorido de lenços, todavia, rapidamente percebemos que o que nos une é muitíssimo mais do que nos separa. Sentimos que o ideal escutista é comum, que a vontade de servir e de tornar o mundo melhor é uma partilha indiscutível.
O programa foi totalmente cumprido, todas as secções, incluindo a FNA, puderam realizar atividades para si próprias, previamente selecionadas, puderam partilhar momentos em conjunto, puderam realizar atividades em equipas mistas de interação com a população e de conhecimento da localidade que nos acolheu e puderam participar em atividades conjuntas com escuteiros de outras nacionalidades, com natural destaque para o fogo de conselho internacional em que, quer o CNE quer a FNA, realizaram as suas apresentações e assistiram as apresentações de escuteiros de diversos países.
A imensidão do céu azul em comunhão com a imponência das montanhas que rodeiam o centro escutista, lembram-nos que a natureza que Deus criou, é-nos colocada à disposição para dela tirarmos o maior proveito e lembrarmo-nos que ser escuteiro, criança, jovem ou adulto é ser feliz, é ter a capacidade de transformar o mundo a cada momento e ter a coragem de se deixar transformar a si próprio. A realização deste sonho teve essa particularidade, transformou todos os que se deixaram envolver.
Até um dia KISC















 






 














Sem comentários: