domingo, 13 de março de 2022

CONSELHO NACIONAL PLENARIO

Realizou-se este final de semana o conselho nacional plenário da FNA, em Fátima. Um momento importante na nossa associação pois trata-se da atividade e o local onde toda a associação de reúne e tem a oportunidade de discutir os assuntos da FNA e tomar decisões sobre os mesmos em conjunto.

Depois da impossibilidade de realização destes conselhos, devido as restrições provocadas pela pandemia, notava-se este ano uma alegria comum em todos os participantes, por poderem finalmente encontrarem-se e partilhar as suas alegrias.

Assistimos a conselho nacional pautado pela organização e cordialidade, no qual foram aprovados por maioria os documentos do relatório de contas referente ao ano de 2021, e também o plano e orçamento apresentados para o ano de 2022, para além da extensão do mandato da atual direção nacional até ao final do ano de 2023, o que irá permitir a preparação do X ACANAC da FNA que se irá realizar na região da Guarda. Para além disto foi ainda aprovada a obrigação do seguro escutista para todos os associados da FNA (com idade inferior a 80 anos), naquele que para nós se apresenta como um passo de enorme importância no futuro da associação, numa prova de que a FNA está cada vez mais ativa. 

Assistimos também à eleição dos órgãos sociais da Mesa do Conselho Nacional, bem como do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional para o triénio que agora inicia.

Pelo meio houve ainda tempo para a troca de experiências e para orar com Nossa Senhora de Fátima através da participação no terço e procissão de velas, para além da eucaristia dominical.

No final, devemos ainda enaltecer a aprovação de um voto de pesar relativamente aos últimos acontecimentos na Ucrânia e também a boa ação coletiva levada a efeito durante a realização deste conselho, com os Núcleos presentes a transportarem consigo bens para doação que serão enviados para ajuda das vítimas da guerra.











Sem comentários: