Há 10 anos atrás Guimarães estava nas bocas do mundo.
A Capital Europeia da Cultura era uma realidade por todo lado era notável o movimento e alegria existente.
Esse espírito transmitiu-se à montanha da Penha onde os escuteiros adultos da FNA realizaram o seu VII Acampamento Nacional. Esta foi também uma atividade marcante para os nela participaram, mas acima de todos, os que nela trabalharam, organizaram e a realizaram.
Neste espírito, a Região de Braga decidiu celebrar o 10º aniversário do evento, com um acampamento no mesmo local, o PCEG - Penha Centro Escutista de Guimarães, neste fim de semana de 23 e 24 de Julho, com o lema "VII ACANAC 2012 - 10 anos depois. Regresso ao futuro".
Este foi essencialmente um acampamento de festa e convívio, e cerca de uma centena de escuteiros da FNA e familiares encontraram no PCEG escuteiros de outras associações, nomeadamente do CNE, da AEP mas também escuteiros das Canárias e da Irlanda, que em conjunto realizaram um Fogo de Conselho único, tendo-se tornado num maravilhoso momento de festa internacional, com enorme sucesso.
Na manhã de Domingo, assistimos a uma Eucaristia de Ação de Graças na igreja da Penha, presidida pelo ex-Assistente Regional, Rev. Padre Miguel Ângelo Gomes, e animada por um coro composto por associados da FNA, onde foram lembrados aqueles que participaram e trabalharam na organização do VII ACANAC e já partiram para o Eterno Acampamento.
No final, outra vez no Campo, voltou-se a plantar uma árvore, substituindo a que há 10 anos foi oferecida ao PCEG e entretanto secou.
Além dos acampados, ao longo do fim-de-semana muitos associados passaram pelo Campo ou pela Eucaristia.
Terminamos com o hino do ACANAC.
Há dez anos atrás foi assim...
Sem comentários:
Enviar um comentário