Durante a tarde Sábado tivemos a oportunidade de receber em Urgezes a Região de Braga da FNA, para em conjunto comemorar esta caminhada de 15 anos.
Destacamos a presença do Presidente da Junta de Freguesia, Luís Abreu, do Chefe Ernesto Machado, chefe do CNE Junta de Núcleo de Guimarães, Chefe Eduardo Cunha, chefe do Agrupamento 322 de Urgezes acompanhado de todos os restantes elementos do agrupamento, Dra. Cristina Silva, Diretora do Agrupamento de Gil Vicente, Filipe Relvão e Jorge Carvalho em representação da Direção Nacional da FNA, Fernando Pereira, Presidente da Direção Regional de Braga da FNA acompanhado da restante direção regional, bem como dos cerca de cinquenta Núcleos de FNA que fizeram questão de marcar presença nesta comemoração.
A tarde iniciou com a receção aos Núcleos e aos convidados, seguindo-se a cerimónia de hastear de bandeiras que antecedeu um dos momentos altos da tarde, uma encenação sobre a vida de Santo Estevão, nosso padroeiro de Urgezes e com a qual quisemos brindar os presentes. Um momento ímpar para nós paroquianos de Urgezes mas que deixou rendidos todos os presentes, onde destacamos também a preciosa colaboração do CNE e do Grupo Coral de Urgezes.
Seguiu-se a visita ao Jardim da Paz onde pudemos orgulhosamente, partilhar com todos aquele que é u espaço de grande significado, sendo que se trata de um espaço completamente dedicado ao escutismo, no qual o Presidente da Junta de Freguesia, Luís Abreu teve a oportunidade de explicar a simbologia do mesmo.
Com a colaboração preciosa de S. Pedro, seguiu-se o um desfile até à igreja paroquial, encabeçado pela fanfarra do agrupamento 322 de Urgezes, ao qual se seguiu a eucaristia de ação de graças pelo aniversário do nosso Núcleo e na qual tivemos a oportunidade de assistir ao compromisso do nosso mais novo associado, o Joaquim que depois do seu percurso de adesão à FNA teve a oportunidade de realizar o seu compromisso diante da comunidade de Urgezes e de toda a Região de Braga.
Ainda na eucaristia tivemos a oportunidade de brindar o nosso assistente com a Medalha D. José de Lencastre, Grau Ouro, num claro sinal de demonstração de reconhecimento pela colaboração do mesmo connosco ao longo destes anos, mas também da grande amizade que nos une.
No final da eucaristia houve lugar a um momento protocolar e à entrega das lembranças aos convidados a que se seguiu um bonito convívio realizado nas instalações da escola Gil Vicente, no qual, em conjunto, todos entoaram os parabéns ao nosso Núcleo.
Na manhã de Domingo foi dia de continuar as comemorações, num momento mais nosso e no qual, novamente em conjunto com o CNE (não poderia ser de outra forma), rumamos ao cemitério de Urgezes para juntos fazermos uma oração e lembrar aqueles que já partiram para o eterno acampamento, mas que continuam no nosso meio em todas as nossas ações (Pe. Joaquim Pimenta Rodrigues, Tomás Pinto, Delfim Freitas, José Teixeira, e também alguém que embora não tenha sido associado da FNA, de alguma forma faz também parte desta nossa família escutista, a Sónia Monteiro e o Márcio Faria).
Relativamente a este momento, destacamos e agradecemos de forma especial a presença da "nossa Aquelá", D. Matilde Rodrigues, irmã do nosso primeiro assistente de Núcleo que fez questão de nos acompanhar, e também do nosso assistente de Núcleo, Pe. Francisco Oliveira, que entre eucaristias, fez ele também questão de nos acompanhar neste momento especial.
As comemorações terminaram com um bonito almoço em família, que se traduziu em mais um momento de partilha e convívio.
A todos que nos visitaram, que nos ajudaram, e fizeram questão de nos acompanhar, fazendo com que tudo acontecesse da forma que idealizamos, o nosso muito obrigado.
Todas as fotos aqui:
Sem comentários:
Enviar um comentário