domingo, 28 de julho de 2024

Caminhada a São Bento 2024


Como vem sendo hábito ao longo dos últimos anos o Núcleo de Urgezes da FNA voltou a organizar mais uma caminhada a São Bento.

Com um grupo de cerca de 60 pessoas, a caminhada saiu de Urgezes no final da eucaristia das 18:30 na qual foi dada a bênção aos peregrinos.
Congratulamo-nos com a seriedade, amizade e espirito de ajuda com que todos encararam esta caminhada fazendo com que quase todos chegassem a Terras do Bouro com a felicidade do dever cumprido.
Por entre cansaço, algumas bolhas e muito cansaço, foi mais uma vez gratificante contribuir para que todos cumprissem o objetivo.
No final fica mais um belo grupo de amigos da FNA de Urgezes.
Prometemos voltar no próximo ano.

sábado, 20 de julho de 2024

Feira de Urgezes 2024


Decorreu durante este fim de semana a IX edição da Feira de Urgezes, na qual pela primeira vez a FNA esteve presente como participante.

Depois do sucesso do ano anterior a tasca do Núcleo de Urgezes esteve de volta à feira de Urgezes, na procura de momentos de alegria e convívio proporcionados no ano anterior.

A feira começou no Sábado com a chuva a ameaçar mas ninguém a arredar pé com confiança de que o São Pedro estaria a olhar por nós, e assim foi, a chuva deu lugar ao sol e a tarde e noite foi de diversão e espetáculo.

No domingo voltamos com a mesma alegria e vontade e o sol acompanhou-nos mais uma vez, contribuindo assim para um fim de semana intenso e cansativo mas muito gratificante.

No final a azáfama das arrumações não roubou tempo para um jantar convívio de partilha com o CNE, também eles presentes nesta feira.

A todos os que nos visitaram e ao mesmo tempo nos ajudaram durante estes dias o nosso muito obrigado, e fiquem com a promessa que a Tasca dos Petiscos da FNA voltará no próximo ano.










domingo, 14 de julho de 2024

Seiôuni


Sob o tema do “Livro da Selva”, a “Seiôuni” estava aberta a todas as Alcateias que aceitaram o convite. O temporal que assolou a região deixou as páginas do “Livro da Selva” em branco, apagando a história de Máugli e dos seus amigos da selva. Nesta caçada, o objetivo era claro: os lobitos foram desafiados a recuperar estas preciosas memórias.

Foi a partir deste cenário que se realizou-se entre os dias 11 e 14 de Julho a primeira edição da atividade Seiôuni, promovida pela PCEG – Penha Centro Escutista de Guimarães. 

Uma atividade inspirada no Livro da Selva, direcionada para Lobitos e que contou nesta primeira edição com a presença de mais de duas centenas de lobitos oriundos de diversas localidades de Portugal.

A convite da Junta de Núcleo do CNE de Guimarães e da equipa de atividades do PCEG, a FNA, através de diversos Núcleos do arciprestado de Guimarães, marcou presença nesta atividade, quer nos dias que a antecederam com o apoio na construção do pórtico da atividade, quer mesmo durante os dias em que a atividade se desenrolou, num apoio mais direto à alimentação, onde tivemos a oportunidade de apoiar na confeção das refeições e na arrumação da cozinha.

Uma experiencia mais gratificante ainda, por tratar-se servir as refeições a crianças, traduzindo-se em momentos fantásticos de partilha, sorrisos e doçura que os lobitos nos proporcionaram.

O Núcleo de Urgezes que dentro das possibilidades de cada um teve neste apoio, sai ao final de quatro dias de atividade, de coração cheio pela alegria que testemunhamos nas crianças, mas também com o sentimento de dever cumprido no que toca ao apoio solicitado pelo CNE.









domingo, 7 de julho de 2024

ACANUC - Mirandela


Realizamos durante o fim de semana de 6 e 7 de Julho o nosso Acampamento de Núcleo - ACANUC, um acampamento dedicado ao nosso Núcleo com o intuito de promover o convívio entre os nosso elementos da FNA de Urgezes e também de estar em contacto com a natureza, ou não fossemos nós escuteiros.

A opção este ano recaiu no interior do país, na freguesia de Avantos, concelho de Mirandela.
O dia de sábado foi passado no Azibo, uma fantástica praia fluvial onde disfrutamos das paisagens ao mesmo tempo que nos refrescávamos do calor abrasador que se fez sentir.
Ao fim da tarde e de volta ao local do acampamento, sempre em clima de festa foi preparado o jantar a que se seguiu um fogo de conselho diferente mas ao qual nao faltou a fogueira que ainda ajudou a aquecer uma noite que se pôs fria.
No domingo tivemos a eucaristia numa freguesia vizinha, em Jerusalém de Romeu de Cima, na igreja de Nossa Senhora da Anunciação, onde fomos recebidos de forma calorosa quer pelo pároco local, o Rev. Padre Bom, quer pelos habitantes locais que exprimiram o seu contentamento por ver caras novas na eucaristia e o entusiasmo escutista que por norma não se vê tanto naquela zona geográfica.
A manhã terminou com uma caminhada pelas rua de Avantos com visita à igreja de Santo André a que se seguiu o almoço convívio e a desmontagem de campo para rumar novamente a Urgezes, com a bagagem cheia de boas emoções, muita amizade e companheirismo.