No passado dia 31 de Maio, o Núcleo de Urgezes fez-se representar nesta importante atividade nacional de comemoração do 70.º aniversário da fundação da FNA, que decorreu nas imediações do emblemático Mosteiro da Batalha. A organização esteve a cargo da Direção Nacional, com o apoio do recém-criado Núcleo da Batalha.
A jornada iniciou-se logo pela manhã, com a chegada dos participantes ao CIBA – Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, onde foram realizadas visitas guiadas ao centro, ao Campo de São Jorge e a outros espaços de relevância histórica, incluindo a projeção de um filme sobre a Batalha de Aljubarrota, que contextualizou a importância histórica e simbólica da figura de D. Nuno Álvares Pereira.
O almoço partilhado, realizado no parque de merendas do CIBA, foi um momento de convívio e reencontro entre irmãos escutas de todo o país. Em seguida, os participantes dirigiram-se ao exterior do Mosteiro da Batalha, junto à estátua de D. Nuno Álvares Pereira, onde foi tirada a tradicional fotografia de grupo que imortalizou este encontro nacional.
A parte da tarde iniciou-se com a cerimónia protocolar no Auditório Paroquial da Batalha, onde intervieram o Presidente da Direção Nacional da FNA, José Luís Silva, representantes escutistas e entidades convidadas. Durante esta sessão, foram entregues distinções e lembranças a associados e instituições que têm contribuído para a missão da FNA. Um dos momentos de destaque foi a apresentação oficial do novo livro Bandeiras, Cerimónias e Simbologia, da autoria do associado Luís Tavares, do Núcleo de Santa Catarina (Região de Lisboa), uma obra que reforça o património simbólico da FNA.
Seguiu-se o desfile escutista, animado por uma fanfarra composta por elementos de dez núcleos da Região de Braga, que conduziu os participantes até ao Mosteiro. Junto à estátua de D. Nuno Álvares Pereira, as entidades presentes saudaram a passagem do cortejo ao som da marcha de continência, num momento solene e emotivo.
No interior da imponente Capela de Santa Maria da Vitória, teve lugar a Eucaristia Solene, presidida pelo Assistente Nacional, Rev. Pe. Joaquim da Nazaré Domingos, e concelebrada pelo pároco local. Durante a celebração, realizou-se a cerimónia de renovação de compromisso/promessa dos associados do novo Núcleo da Batalha, um dos pontos mais significativos deste dia.
Mais de 400 escuteiros adultos oriundos de núcleos de norte a sul do país estiveram presentes nesta celebração nacional, que ficará certamente gravada na memória de todos pela sua beleza, significado e espírito de unidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário