segunda-feira, 27 de junho de 2011

Visita à Citânia de Briteiros


No passado dia 26 de Junho, o nosso Núcleo esteve em visita à Citânia de Briteiros, onde recordámos as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais.

Seguindo um mapa dado pela recepção, percorremos as ruas da Citânia, os bairros habitacionais, áreas para acomodação de rebanhos e o ponto mais alto – o balneário, porque várias épocas pensavam que este seria um crematório e na década de 70/80 descobriu-se que era onde os habitantes tomavam os seus banhos de sauna.
De seguida fomos até ao Museu da Cultura Castreja onde se dá particular destaque à figura do arqueólogo de Briteiros, Francisco Martins Sarmento, cuja memória está presente ao longo da exposição através dos seus textos, fotografias e dos objectos que lhe pertenceram.
Neste museu estão expostas colecções que Martins Sarmento recolheu durante as suas escavações, desde a produção local, representada por objectos cerâmicas e metálicos, passando pelos objectos de adorno até à Pedra Formosa, o monumento mais representativa do Museu, proveniente de um balneário castrejo e que se transformou no ex-libris da Sociedade Martins Sarmento.

No fim desta visita, tivemos um almoço onde confraternizamos, conversamos e recordamos os bons momentos passados durante a vida escutista.
Foi um dia enriquecedor, pois aumentamos a nossa cultura geral ao reviver a história dos nossos antepassados.

Toda a história da Citânia pode ser vista numa visita virtual em: http://citania.csarmento.uminho.pt/

Sem comentários: