quinta-feira, 29 de março de 2012

Mensagem Pascal do Assistente de Núcleo




Cristo Jesus ressuscitou para nossa alegria e contentamento, enchendo o mundo de um novo amanhecer e as nossas vidas de um novo alento.





Esta é a mensagem principal da Páscoa: o grito da Esperança vivido na Fé e animado na Caridade. Os cristãos são chamados a serem testemunhas desta Alegria, alegrando as suas vidas e as vidas dos outros e do mundo. Talvez por isso, e certamente dentro desta teologia encarnada, BP se propôs fundar o escutismo nesta tríade - Deus, Homem e Natureza.

A FNA, escutismo adulto, procura continuar a encarnar este Deus de Amor, Cristo Jesus, nas suas vidas na vivência eclesial do testemunho de baptizados. Ser discípulo de Jesus é ser homem e mulher de "corpo inteiro", assumindo a nossa humanidade salva em Cristo, modelo único da nossa humanidade. Deus Criador de todas as coisas delegou em nós o domínio da criação, o cristão, e por maoiria de razão o escuteiro, deve zelar como bom administrador o mundo e a natureza que o Senhor nos confiou. Tudo se resume ao Amor, a Deus, à humanidade e à natureza.

Que esta Páscoa de 2012, ano da capital europeia da cultura - Guimarães 2012 - seja um encher de pulmões que enove os nossos propósitos de escuteiros adultos e de bons cristãos.


Uma Santa Páscoa para todos.


O Vosso Pároco: Pe. Francisco de Oliveira

segunda-feira, 26 de março de 2012

Paróquia de Sto. Estevão em festa

ANTES



DEPOIS


Durante cinco meses a Igreja Paroquial de Urgezes esteve em obras de melhoramento e finalmente na passada semana o nosso núcleo juntamente com o CNE conseguiu colocar todos os meios necessários para o grande e esperado dia, a abertura da Igreja aos fieis, que aconteceu pelas 16h30 do dia 24, com os sinos a tocar em sinal de que a igreja estava aberta ao povo da nossa comunidade para verem a obra concluída.

Podemos ver nas imagens o antes e depois, a grande mudança na nossa Igreja Paroquial.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Jornada Trabalho PCEG





O nosso Núcleo participou na 1ª Jornada de Trabalho no PCEG da FNA convocada pela Direcção Regional. Estas Jornadas de trabalho têm como principal objectivo colaborar com a Equipa de Trabalho do PCEG na construção de infraestruturas e melhoramento dos espaços existentes para o nosso Acanac. Num dia pouco convidativo para "sair de casa" o espírito de missão de 7 elementos do nosso Núcleo falou mais alto e debaixo de muita chuva rumamos à Penha.

Conjuntamente com os nossos Irmãos dos Núcleos de S. Dâmaso, Pinheiro, Mesão Frio, Polvoreira, St. Torcato e elementos do CNE realizamos vários trabalhos ao longo do dia, desde a lavagem das paredes da futura "Casa das Ferramentas", colocação de postes para suporte de redes e terras, nivelamento de terras, colocação da pedra na Capela Exterior e construção de bancos para a mesma.


Trabalho realizado, missão cumprida.

Luto Nacional

No passado dia 10 de Março, partiu para o eterno acampamento o nosso Irmão Escuta António Vítor Silva Cardoso, Presidente da mesa do Conselho Regional de Aveiro e Presidente do Núcleo de Murtosa.


Conforta-nos a certeza de que será acolhido no eterno acampamento pelo Chefe Supremo. Paz à sua alma!


O Núcleo endereça à Família e aos Irmãos Escutas da Região de Aveiro as nossas sentidas condolências.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Neste dia dedicado às Mulheres, o núcleo enaltece a Mulher Escuta, autêntica, leal, digna capaz de respeitar o seu humano, a vida, a natureza e o trabalho. Mulher que partilha a alegria, o conhecimento, a paz e a concórdia.
São vocês Mulheres Escuteiras... Mães, Amigas, Companheiras ou simplesmente Irmãs.




quarta-feira, 7 de março de 2012

Visita cultural e histórica a Chaves


No passado domingo, dia 4 de Março, o núcleo realizou uma actividade cultural e histórica a CHAVES.

Esta visita foi preparada ao pormenor pela nossa irmã escuta Mariana, uma vez que ela é natural de Chaves. Este dia deu início pelas 8h30 junto à sede do núcleo para arrancarmos em camioneta para o local da visita. Ficámos assustados com a manhã chuvosa que estava a ser, mas estávamos na mesma com vontade de passar um dia diferente. Durante a viagem, houve momento para a oração da manhã, para a música e para conviver.
A meio do caminho e para nossa alegria, as nuvens carregadas deram lugar a um sol magnífico.

Chegando ao centro de Chaves, rumámos até à Igreja Matriz pelas ruas do centro para assistirmos à Eucaristia juntamente com o CNE de Chaves (Agr. 198), uma vez que era o domingo de fardamento. Depois da Eucaristia, houve um pequeno momento para o convívio com o CNE, cantando músicas escutistas e conhecer mais um pouco a vida escutista de Chaves.

Houve também momento para divulgar junto do agrupamento a Capital Europeia da Cultura, oferecendo acessórios alusivos ao evento, como pins, pulseiras, entre outros.

A direcção achou por bem convidar alguns chefes do CNE para passar o dia connosco e assim aconteceu, almoçámos e depois fomos conhecer alguns pontos de interesse de Chaves.
Foi-nos entregue um circuito para nos poder ajudar nesta visita. Visitámos o Bairro Medieval, com ruas típicas estreitas e casas pequenas, passando pelo Castelo (Museu Militar), o Forte de S. Francisco (antigo convento), a Igreja da Misericórdia, a Igreja Santa Maria Maior (Igreja Matriz), a Igreja de São João de Deus, Museu de Arte Sacra, Paço dos Duques de Bragança - Museu da Região Flaviense, o Pelourinho, Ponte Romana e as Termas de Chaves.
Ao percorrer a cidade, demos conta de uma escavação, que terá sido local de importantes balneários romanos das Termas de Chaves, que foi muito bem explicada pelo Amigo/Professor e antigo Chefe Luís Geraldes, que nos acompanhou no circuito e foi nos elucidando de toda a história dos locais de interesse.

No fim do passeio, houve lugar para o lanche e para o convívio com música à beira rio. Rumamos a Urgezes por volta das 18h, com entusiasmo para um dia voltar a esta bela cidade.