quarta-feira, 7 de março de 2012

Visita cultural e histórica a Chaves


No passado domingo, dia 4 de Março, o núcleo realizou uma actividade cultural e histórica a CHAVES.

Esta visita foi preparada ao pormenor pela nossa irmã escuta Mariana, uma vez que ela é natural de Chaves. Este dia deu início pelas 8h30 junto à sede do núcleo para arrancarmos em camioneta para o local da visita. Ficámos assustados com a manhã chuvosa que estava a ser, mas estávamos na mesma com vontade de passar um dia diferente. Durante a viagem, houve momento para a oração da manhã, para a música e para conviver.
A meio do caminho e para nossa alegria, as nuvens carregadas deram lugar a um sol magnífico.

Chegando ao centro de Chaves, rumámos até à Igreja Matriz pelas ruas do centro para assistirmos à Eucaristia juntamente com o CNE de Chaves (Agr. 198), uma vez que era o domingo de fardamento. Depois da Eucaristia, houve um pequeno momento para o convívio com o CNE, cantando músicas escutistas e conhecer mais um pouco a vida escutista de Chaves.

Houve também momento para divulgar junto do agrupamento a Capital Europeia da Cultura, oferecendo acessórios alusivos ao evento, como pins, pulseiras, entre outros.

A direcção achou por bem convidar alguns chefes do CNE para passar o dia connosco e assim aconteceu, almoçámos e depois fomos conhecer alguns pontos de interesse de Chaves.
Foi-nos entregue um circuito para nos poder ajudar nesta visita. Visitámos o Bairro Medieval, com ruas típicas estreitas e casas pequenas, passando pelo Castelo (Museu Militar), o Forte de S. Francisco (antigo convento), a Igreja da Misericórdia, a Igreja Santa Maria Maior (Igreja Matriz), a Igreja de São João de Deus, Museu de Arte Sacra, Paço dos Duques de Bragança - Museu da Região Flaviense, o Pelourinho, Ponte Romana e as Termas de Chaves.
Ao percorrer a cidade, demos conta de uma escavação, que terá sido local de importantes balneários romanos das Termas de Chaves, que foi muito bem explicada pelo Amigo/Professor e antigo Chefe Luís Geraldes, que nos acompanhou no circuito e foi nos elucidando de toda a história dos locais de interesse.

No fim do passeio, houve lugar para o lanche e para o convívio com música à beira rio. Rumamos a Urgezes por volta das 18h, com entusiasmo para um dia voltar a esta bela cidade.

Sem comentários: