segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Fundação do Núcleo 56 - Mire de Tibães




No passado dia 10 de Novembro estivemos presentes na cerimónia de fundação do Núcleo nº 56 - Mire Tibães.
O Escutismo Adulto da Região de Braga fez-se representar em grande numero para apadrinhar este Núcleo no belíssimo Mosteiro de São Martinho de Tibães

Centenas de Irmãos Escutas de diversos pontos da Região convergiram para este monumento, onde se realizou uma visita guiada, fundado no Sec. XI recebeu, em 1110, Carta de Couto doada por D. Henrique e D. Teresa. Em 1567, tornou-se a Casa-Mãe da Congregação de S. Bento de Portugal. Os edifícios principais actualmente existentes foram erguidos nos séculos XVII e XVIII, com a extinção das ordens religiosas masculinas ocorrida em 1834, foi vendido em hasta pública, com excepção da igreja, sacristia e claustro do cemitério. Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1944. Manteve-se nas mãos de privados até 1986, quando foi adquirido pelo Estado Português. Desde então iniciou-se o processo de recuperação do espólio.

Um grandioso desfile, liderado pela Fanfarra de S. Pedro de Merlin, antecedeu a Eucaristia abrilhantada pelo Coro de Polvoreira, sob a responsabilidade do nosso Irmão Escuta Jorge Abreu. Após a Bênção da Bandeira do Núcleo Mire de Tibães e das Promessas do Agrupamento do CNE tiveram lugar as renovações da Promessa dos oito elementos que constituem este Núcleo. O Pe. Luís Marinho, Assistente do novo Núcleo, deixou palavras de incentivo e agradeceu a presença da "família" FNA.

Ao novo Núcleo fazemos votos de uma boa caça.

Sem comentários: