domingo, 21 de julho de 2013

Peregrinação ao São Bento da Porta Aberta


Integrado no programa das comemorações do nosso V aniversário, estava agendada uma peregrinação em acção de graças, ao São Bento da Porta Aberta, que se situa em Terras de Bouro a poucos kilometros da Vila do Gerês. 

Este Santuário é visitado todos os anos  por milhares de peregrinos de vários pontos do País, com maior incidência para as "Gentes" do Minho existindo mesmo em muitos casos uma tradição secular de percorrer várias dezenas de kilometros a pé agradecendo e pedindo graças a este Santo a quem é atribuida a autoria de inumeros milagres. 

Dando cumprimento ao programa, decidiu o nosso Núcleo abrir esta actividade à Comunidade, que aderiu em grande numero. 

A nosso cargo estaria toda a logística bem como o transporte de regresso. 

Assim no passado Sábado dia 13 depois de assistirmos à Eucaristia vespertina e depois de receber uma benção do nosso Assistente de Núcleo Pe. Francisco, partimos pelas 19:45 com um grupo de 38 pessoas em direcção ao São Bento. Movidos pela fé e protegidos por São Bento, percorremos aproximadamente 60 Km e chegamos ao destino cerca das 06:00h de Domingo dia 14, exaustos (uns mais que outros) mas com sentimento de dever cumprido. 

Todos sem excepção chegaram ao destino, esse era um, senão o mais importante dos objectivos e foi totalmente conseguido. Depois do momento de oração e cumprimento das promessas de cada uma das pessoas regressamos a Urgezes, de autocarro, claro!

Queremos agradecer publicamente a quantos tornaram possível esta actividade, em especial a todas as pessoas que nos quiseram acompanhar e que demonstraram fé, coragem, paciência e sacrifício, dada a dureza desta caminhada. Não esqueceremos cada uma das pessoas que nos acompanhou, merecendo da nossa parte GRANDE RESPEITO.

terça-feira, 2 de julho de 2013

IV ACANUC - Acampamento de Núcleo



"Ser Escuteiro não se explica, vive-se!"




Este foi o lema do IV ACANUC do nosso Núcleo que decorreu nos passados dias 29 e 30 de Junho no PCEG - Centro Escutista de Guimarães.
Depois de em 2012 termos vivido neste mesmo espaço um dos momentos mais altos da história da FNA o nosso Núcleo voltou à montanha da Penha para Viver o Espírito de BP.
Partimos da nossa Sede em direção ao PCEG, local com condições de excelência para a realização de Acampamentos e Acantonamentos. Seguiu-se a montagem de campo e o hastear da bandeira ao som da Hino da FNA.
Na Penha respira-se saúde e história viva, por isso e com a ajuda do Ex.mo Sr. Juiz da Irmandade da Nossa Senhora do Carmo da Penha, Sr.Roriz Mendes, partimos em descoberta dos belíssimos caminhos que "serpenteiam" o cume da montanha. Quase nos "perdemos" no tempo, tantos foram os pormenores e historias contadas por quem vive apaixonado por esta montanha. 
Regressamos ao PCEG para lanchar e preparar a Festa do Escuteiro Adulto, a Eucaristia. Ela é o alicerce da nossa construção e alimento para a nossa vida. 
A Eucaristia realizou-se na Capela de Campo, uma das muitas marcas da FNA no PCEG, presidida pelo nossa Assistente de Núcleo Pe. Francisco que nos honrou com a sua presença.
Depois do jantar realizamos o fogo de conselho onde foram apresentadas canções e poemas, momentos estes muito divertidos para mais tarde recordar. O dia terminou com a oração da noite.
No domingo a alvorada foi bem cedo, o calor que se fazia sentir convidava a um belo passeio. Após o pequeno almoço e a oração da manhã partimos para um passeio matinal com paragens na Capela e Miradouro de S. Cristóvão e no Pio IX.
Depois desta caminhada e em confraternização com cânticos, conversas e convívio podemos juntamente com outros elementos que se juntaram no domingo ao restante núcleo ter um almoço agradável. 

Por fim a desmontagem de campo, e a canção do adeus, até ao próximo ACANUC se Deus quiser. Gostaríamos de agradecer ao nosso Irmão Escuta "Melo", membro da FNA na equipa de trabalho do PCEG, por todo o apoio dado e também presença de todos, a forma empenhada como colaboraram na realização deste ACANUC.