terça-feira, 2 de julho de 2013

IV ACANUC - Acampamento de Núcleo



"Ser Escuteiro não se explica, vive-se!"




Este foi o lema do IV ACANUC do nosso Núcleo que decorreu nos passados dias 29 e 30 de Junho no PCEG - Centro Escutista de Guimarães.
Depois de em 2012 termos vivido neste mesmo espaço um dos momentos mais altos da história da FNA o nosso Núcleo voltou à montanha da Penha para Viver o Espírito de BP.
Partimos da nossa Sede em direção ao PCEG, local com condições de excelência para a realização de Acampamentos e Acantonamentos. Seguiu-se a montagem de campo e o hastear da bandeira ao som da Hino da FNA.
Na Penha respira-se saúde e história viva, por isso e com a ajuda do Ex.mo Sr. Juiz da Irmandade da Nossa Senhora do Carmo da Penha, Sr.Roriz Mendes, partimos em descoberta dos belíssimos caminhos que "serpenteiam" o cume da montanha. Quase nos "perdemos" no tempo, tantos foram os pormenores e historias contadas por quem vive apaixonado por esta montanha. 
Regressamos ao PCEG para lanchar e preparar a Festa do Escuteiro Adulto, a Eucaristia. Ela é o alicerce da nossa construção e alimento para a nossa vida. 
A Eucaristia realizou-se na Capela de Campo, uma das muitas marcas da FNA no PCEG, presidida pelo nossa Assistente de Núcleo Pe. Francisco que nos honrou com a sua presença.
Depois do jantar realizamos o fogo de conselho onde foram apresentadas canções e poemas, momentos estes muito divertidos para mais tarde recordar. O dia terminou com a oração da noite.
No domingo a alvorada foi bem cedo, o calor que se fazia sentir convidava a um belo passeio. Após o pequeno almoço e a oração da manhã partimos para um passeio matinal com paragens na Capela e Miradouro de S. Cristóvão e no Pio IX.
Depois desta caminhada e em confraternização com cânticos, conversas e convívio podemos juntamente com outros elementos que se juntaram no domingo ao restante núcleo ter um almoço agradável. 

Por fim a desmontagem de campo, e a canção do adeus, até ao próximo ACANUC se Deus quiser. Gostaríamos de agradecer ao nosso Irmão Escuta "Melo", membro da FNA na equipa de trabalho do PCEG, por todo o apoio dado e também presença de todos, a forma empenhada como colaboraram na realização deste ACANUC.

Sem comentários: