segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Festa em honra Sto Estêvão de Urgezes 2013

No passado dia 26 de Dezembro celebramos o dia do nosso Padroeiro o Primeiro Mártir da Igreja "Stº Estêvão". A festa iniciou-se com a recepção à Juiz da Festa, a D. Glorinha, na Junta de Freguesia pela Comissão de Festas e pelo Sr. Presidente da Junta Drº Miguel Oliveira, que acompanhados pela Fanfarra do Agrupamento 322 do CNE seguiram em desfile para a Igreja Paroquial onde a Juiz foi recebida pelo Pe. Francisco que a saudou e entregou a vara como símbolo de Juiz da nossa festa.

Em seguida foi inaugurada e benzida a Sala Nobre do CNE assim como uma carinha que servirá o Agrupamento.
  
Pelas 11 horas realizou-se a Eucaristia em Honra do Padroeiro presidida pelo Pe. Francisco animada pelo Coro de Stº Estêvão de Urgezes.

Nem a chuva, nem o frio que apareceu no inicio da tarde e nunca mais nos largou, nos fez desanimar e a Comunidade fez-se representar em volume para embelezar este dia de festa para a Paróquia. Antes da saída da procissão realizou-se o sermão em honra do Padroeiro e pelas 15h, apesar da chuva,  saiu à rua a grandiosa procissão encabeçada pela Fanfarra do CNE com 10 andores.  e centenas de figurantes que arrastou para as ruas de Urgezes os fieis que demonstraram a sua Fé e Devoção a Stº Estêvão. Apesar de este ano, o percurso ser mais pequeno devido às alterações climáticas.

Terminada a festa religiosa teve inicio a actuação do Rancho Folclórico Recreativo de Tabuadelo,  os grupos de jovens da freguesia TP4  e Blackangels. Pelas 21h entraram em palco a Maria do Sameiro, Ofir Show e Neno, e para espanto da organização, que devido ao mau tempo estes pensaram que a comunidade não ia sair à rua, estes como da parte fizeram-se representar em grande massa.
Os festejos terminaram com uma grandiosa sessão de fogo de artificio.


O nosso Núcleo participou desde a primeira hora na organização desta Festa na organização do transito, no serviço de bar,  na Fanfarra, e no transporte do Andor, do nosso Padroeiro S. Nuno de Santa Maria que foi embelezado com o bom gosto e a simplicidade das suas flores. 


Sem comentários: