terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

"A REBENTAR DE ORGULHO"

"Com o coração a rebentar de orgulho", é assim que nos sentimos!
No passado dia 25 de fevereiro o nosso núcleo "viveu" mais um dia inesquecível. Depois da eleição de um Associado nosso para a Direção Nacional,  a qualidade e o inexcedível espírito de serviço dos elementos do nosso Núcleo foi mais uma vez reconhecido por todos com a eleição do Carlos Alberto Cunha para Presidente da Direção Regional de Braga, do António Lima para Vice-Presidente Regional, da nomeação do José Manuel Araújo como responsável do Departamento Regional de Ambiente e do Eduardo Cunha como responsável do Departamento de Imagem e Multimédia. Sob o lema Sentido de Serviço - Forte, Nobre, Ativo, a nova Direção Regional pretende dar continuidade ao trabalho de afirmação na sociedade da Fraternidade de Nuno Álvares.
Num Conselho Regional fortemente participado, que contou com a presença do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, do Chefe Regional do CNE, Hugo Cunha, da Direção Nacional da F.N.A, bem como das Direção Regionais de Lisboa e Porto, dos anteriores Presidente, Vice-presidente e Secretário nacionais , da Presidente do Núcleo de Chaves Paula Campos e do nosso Chefe de Agrupamento 322 do CNE Rafael Ribeiro foram eleitos e tomaram posse os 3 órgãos regionais, para o triénio de fevereiro de 2017 a 2020.
Neste conselho também foi votado e aprovado por unanimidade e aclamação o Relatório e Contas da Região referentes a 2016 e votado e aprovado por unanimidade e aclamação o Orçamento e Atividades para a Região 2017.
Não podíamos deixar de referir e de prestar a nossa homenagem pelo excelente trabalho realizado ao Zé Luís Silva, ao António Melo e ao António Oliveira que cessaram funções na Direção Regional de Braga.
A Direção do Núcleo deseja as maiores felicidades á nova Direção Regional, boa caça!

















quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

“Somos muito o que comemos e o que fazemos”


No âmbito da interação, cooperação e desenvolvimento entre a FNA (Núcleo 46-Urgezes) e a instituição CISDEC (Centro Integrado de Saúde Desenvolvimento Educação e Cultura), no passado dia 19 de fevereiro de 2017, no edifício da CISDEC realizou-se mais uma ação subordinada ao tema “Saber comer…Saber Viver”. Na ação os participantes tiveram oportunidade de aprender as bases fundamentais para a realização de uma alimentação saudável e equilibrada aliada ao exercício físico. Para tal os elementos da FNA tiveram o contributo de uma nutricionista e de uma professora de zumba. Entre outras coisas foi demonstrado uma panóplia de opções de lanches saudáveis, assim como formas rápidas de os preparar. Foi com enorme gosto que foi possível não só verificar como se faziam os referidos lanches, mas também degustar os mesmos. Foi também realizada uma análise a todos os elementos presentes que permitiu obter, entre outras coisas, o índice de massa corporal, a idade biológica, o teor de água no corpo… No decorrer da ação os nossos filhos prepararam uma representação musical que foi apresentada aos presentes. Para finalizar fomos premiados com uma aula de zumba que permitiu demonstrar a importância do exercício físico para a saúde física e mental. O nosso muito obrigado à Instituição CISDEC.
No final desta ação foi realizado um almoço ”saudável“ em casa de um dos elementos da FNA seguido de uma caminhada à montanha da Penha.





















quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Festival de Encerramento de Reis 2017

Com a finalidade de manter tradições, promover o convívio inter geracional entre Associações e Organismos, a Junta de Freguesia de Urgezes organizou e dinamizou o já tradicional Festival de Encerramento de Reis.
Este evento decorreu no auditório da Junta de Freguesia no passado dia 28 de Janeiro e uma vez mais o nosso Núcleo esteve presente, ou seja, Alerta para Servir. Juntamente com a FNA - Núcleo de Urgezes participaram neste Festival o Centro Escolar de Urgezes, com a atuação dos meninos e meninas da Pré Escola e do Ensino Básico, o Coro de Cantares da Associação Social e Cultural de Urgezes, o CNE – Agrupamento 322 de Urgeses e o grupo convidado, que este ano foi o Grupo de Cantares do ACR de Conde. 


Foi uma noite muito bem passada onde cada grupo pôs em ação o seu talento, quer no cantar dos reis quer no cantar de outras cantigas populares que animaram as centenas de pessoas que quiseram assistir a este evento.
Para o ano haverá mais se Deus quiser. Até lá, cantem e encantem!