sábado, 4 de novembro de 2023

Trilogia Inclusiva

O Núcleo de Urgezes esteve presente no encerramento do projeto Trilogia Inclusiva, promovido pela plataforma Madre Teresa de Calcutá e Cercigui, com o apoio da FNA e CNE.

Depois da apresentação do projeto “Trilogia Inclusiva” que aconteceu em Julho, culminou hoje, mesmo com as ameaças de temporal que se faziam sentir.

Na parte da tarde, já no Instituto de Design de Guimarães, local que acolheu o evento, tudo foi preparado para a realização da “onda inclusiva” idealizada.

Com o cancelamento das ativiadeas da parte da manhã, a tarde começou com a apresentação dos símbolos deste projeto os lenços que cada instituição ou organismo desenvolveu, o início da “onda inclusiva”, com o içar de uma vela (lembrando a de um barco) composta por centenas de lenços unidos.

Seguiu-se um pequeno colóquio no qual usaram da palavra a Dra. Paula Oliveira, vereadora da ação social da Câmara Municipal de Guimarães, o Presidente Regional da FNA, Fernando Pereira, o Chefe Ernesto Machado, chefe do Núcleo de Guimarães do CNE e Dr. Bruno Faria, presidente da Cercigui, num momento em que todos expuseram o seu ponto de vista sobre a importância da inclusão social, mas também sobre este tipo de iniciativa.

De seguida o cantor Zé Amaro subiu ao palco e aimou a tarde com a sua atuação, mostrando total solidariedade para com a iniciativa.

De referir que a vela içada e apresentada no IDEGUI foi transportada e colocada no centro do Largo do Toural em Guimarães, no qual foi criada uma estrutura em forma de barca que servirá de suporte para a referida vela, onde a mesma ficará em exposição, tentando alertar, assim, para a problemática da inclusão.









Sem comentários: