quarta-feira, 12 de março de 2014

Actividade de Núcleo: Visita ao Museu de Curiosidades de Romeu

Foi no passado domingo, dia 09, que se realizou mais uma actividade de Núcleo, desta vez até Mirandela, mais propriamente ao Museu de Romeu. 

A concentração do núcleo e familiares deu-se por volta das 7h30 junto à Igreja Paroquial de Urgezes, e partimos por voltas das 8h até Mirandela. 
A viagem correu bem, havendo uma paragem pelo caminho para se tomar o pequeno-almoço e esticar as pernas e depois só paramos no meu da natureza onde estava localizado o Museu de Curiosidades de Romeu.
Aquele ambiente ao chegar ao local, era um ambiente para muita gente reconfortante, pelo  sossego e pela paisagem que nos rodeava.

Demos início à visita, começando pela parte das relíquias antigas, objectos curiosos utilizados no dia-a-dia dos finais do Séc. XIX e princípios do Séc. XX.

Podemos ver 3 salas:
- a sala da luz e som, aqui encontramos caixas de música, máquinas fotográficas e de projecção de cinema.
- a sala da costura, com máquinas de costura  e ferros de engomar.
- a sala de Manoel Meneres, aqui vimos objectos ligados à história de família e roupa como por exemplo o vestido do batizado e fotografias das obras feitas pelo próprio para melhorar 3 aldeias da região, criou também infantários e um restaurante, o Maria Rita e posteriormente o Museu de Curiosidades.

Depois destas três salas passamos para o piso inferior, onde tivemos oportunidade de ver automóveis e meio de transporte antigos entre eles o carro de bombeiros, um Ford T, uma bicicleta, etc. Também  este museu tinha instrumentos de agricultura, como um alambique, destiladores, etc.  

Finalizada esta visita rica em cultura e curiosidades rumamos até a outro mundo de Mirandela para almoçar. Fomos até Avantos  e aí tivemos a oportunidade de visitar a Igreja  que fascinou-nos pela arquitectura interior e pelo bom estado de conservação. 
Daí subimos até ao cume de uma serra e em confraternização demos inicio ao almoço com muita boa disposição. Tivemos tempo para brincadeiras, cantorias e muita galhofa.

Partimos em direcção a Guimarães  passando pelo centro de Mirandela, parando de seguida para o lanche e para mais conversa.

A viagem de regresso foi muita animada como todas actividades feitas pelo nosso núcleo, cantamos, rimos, saltamos, etc., sempre com muito espírito escutista.


Chegados a Urgezes por volta das 20h, com o objectivo cumprido de esta visita cultural e ambiental ter corrido bem e mais uma vez notou-se a união deste núcleo e do espírito escutista que paira entre nós.

Sem comentários: