segunda-feira, 3 de março de 2014

Conselho Regional 2014

No passado dia 22 de Fevereiro, realizou-se o Conselho Regional na Universidade do Minho, em Guimarães, este com eleições para os órgãos regionais, contando com a presença de 38 Núcleos e muitos convidados, tais como o Presidente da Direcção Nacional – Jorge Caria, a Vereadora do pelouro da Acção Social - Dra. Paula Cristina Oliveira que representou o Presidente da Câmara de Guimarães, o Chefe de Núcleo Adjunto - Alexandre Novais, o Responsável pelo Património e pelo Penha-Centro Escutista de Guimarães - Miguel Araújo e os Chefes dos Agrupamento de Brito, S. Dâmaso e Urgezes.

O dia começou com uma visita guiada à Zona de Couros, zona antiga e histórica cheia de tradição, uma zona outrora conhecida por ser o burgo de Couros e onde actualmente ainda persistem os vestígios dessa ligação antiga à manufactura das peles. Pode ver a história em http://www.guimaraesturismo.com/pages/804?geo_article_id=1436

Esta visita foi guiada pela Dra. Elisabete Pinto, que gentilmente disponibilizou o seu tempo para acompanhar os elementos da Fraternidade e mostrar o quanto há de história na nossa cidade e muitos de nós não se interessa pelo nosso património.
Pelas 14h deu inicio o Conselho Regional com o Padre Miguel Ângelo,  a proferir uma oração invocando o Espírito Santo para que nos iluminasse e orientasse para tomarmos as melhores decisões.

Depois do breve momento espiritual  foi a apresentação das listas candidatas para os órgãos Regionais, posteriormente deu-se a apresentação do Relatório e Contas de 2013, e estas foram aprovadas por unanimidade.

De seguida, demos inicio à eleição e tomada de posse da Direcção Regional, de salientar mais 1 novo departamentos, o de Comunicação e Imagem, a cargo do Eduardo Cunha e a recondução do departamento da Protecção Civil a cargo do José Manuel Araújo.
Para a Mesa do Conselho Regional, salientamos também a homenagem ao Presidente da Mesa – Joaquim Viana, que terminara o mandato no próprio dia, sendo único substituído nas novas tomadas de posses.

Ficando assim por mais um triénio:

Direcção Regional:
Presidente: José Luís Silva
Vice-Presidente: Carlos Alberto Cunha
Secretario:  António Lima Dias
Secretario: António Melo
Secretario: António Oliveira

Mesa do Conselho Regional:
Presidente: Paulino Costa
Secretario:  Jorge Fernandes
Secretario: Ana Maria Costa

Conselho Fiscal Regional:
Presidente: Luísa Marlene Azevedo
Vice-Presidente: Francisco Teixeira
Secretaria: Sandra Ferreira

Houve momento para o Presidente Nacional tomar a palavra condecorando com a Medalha da Solidariedade pelos serviços prestados à FNA, o Joaquim Viana do Núcleo de Padre Fonte, o Carlos Alberto e o António Lima do Núcleo de Urgezes e o António Melo do Núcleo de S. Dâmaso. Também o Presidente Regional – José Luís foi distinguido com a Medalha D. José de Lencastre.
Por fim foi lido e aprovado o Plano e Orçamento para 2014. 

Encerrado o Conselho que decorreu sobre elevado Espírito Escutista e com o objectivo de trabalho cumprido.


As fotos brevemente...

Sem comentários: