quarta-feira, 19 de março de 2014

Conselho Nacional de Representantes 2014

No passado fim de semana 15 e 16 de Março, realizou-se na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores o Conselho Nacional de Representantes da Fraternidade de Nuno Alvares, com a participação de 111 conselheiros, com a seguinte ordem de trabalhos.



1-Período de Antes da Ordem de Dia;
2-Ordem do Dia:
     - Periocidade dos Conselhos Nacionais;
     - Quotização Anual;
     - Análise e Votação do Plano de Atividades para 2014;
     - Analise e Votação do Relatório e Contas de 2013;
     - Análise e Votação do "Sistema de Formação da FNA";
   - Análise e Votação da Proposta de Regulamento Geral da FNA (a ser aprovada esta proposta, entrada imediata em vigor)
3-Depois da Ordem do dia.

O Presidente do Conselho Nacional agradeceu a presença de todos e convidou o Assistente Nacional Pe. Nazaré a proferir uma oração. 
Após informação de como iria decorrer o Conselho o Presidente deu inicio aos trabalhos.
O Presidente da Direcção Nacional propôs ao Conselho a realização de um minuto de silêncio pela memória de D. José Policarpo, proposta aceite por unanimidade. 
Sob proposta da Direcção Nacional a Caritas fez uma apresentação sobre as suas actividades.  A Mesa do Conselho colocou à aprovação dos conselheiros uma alteração à Ordem dos Trabalhos proposta pela Direcção Nacional, proposta aprovada por unanimidade. 
Foi também alterada por proposta da Direcção Nacional e aceite pelo Conselho o valor inicialmente proposto para a quotização anual. 
Todos os pontos da ordem de trabalhos foram discutidos com elevado espírito escutista.

Em suma foram aprovados por maioria o Relatório e Contas 2013, o Plano de Actividades e Orçamento Provisional 2014, o Sistema de Formação da FNA e o valor da quotização anual que será de 7 euros em 2015 e 7,5 euros em 2016.



Sendo este Conselho de Representantes, os restantes pontos da ordem de trabalho não poderão ser discutidos, a Direcção Nacional apresentou uma proposta à Mesa do Conselho para que fosse nomeado um Coordenador, Manuel Tomás, para apresentar um proposta de novos Estatutos e Regulamentos, usando o trabalho já realizado na proposta de Regulamentos articulando-a com os Estatutos, proposta e nome do coordenador aprovada por unanimidade.

De destacar, no período depois da Ordem do Dia, a Distinção atribuída pela Direcção Nacional ao nosso irmão escuta Carlos Mana com a Cruz de Mérito Santo Condestável, que é destinada a premiar os Associados que mereçam destaque especial, por serviços distintos e de grande mérito a favor da FNA.

A Eucaristia realizou-se na magnifica Capela da Casa de Retiros, presidida pelo nosso Assistente Nacional Pe. Nazaré, animada por um coro improvisado de Fraternos.
 
Este Conselho Nacional foi palco da apresentação do vídeo da Actividade Nacional para 2014 "Um Sonho Uma Realidade" que comemora os 75 anos da primeira reunião de antigos escuteiros no Sameiro em 1939, realizado pelo nosso irmão escuta Eduardo Cunha, Chefe do Departamento Regional de Multimédia e Comunicação de Braga. Apesar de ser uma Actividade Nacional a organização está a cargo da Direção Regional de Braga que já recrutou os seus "fuzileiros". 
 
A Direcção de Núcleo fez-se representar pelo seu Presidente e Vice-Presidente que deram o seu contributo de forma positiva para que a nossa associação se torne mais forte para enfrentar o futuro.
Os Conselhos Nacionais para além da sua Ordem de Trabalhos são um espaço de fraternidade e são convívio entre Escuteiros Adultos. A presença de Núcleos recém formados caso de Teixoso, Santo Adrião de Vizela e Chaves são testemunhos da vitalidade da FNA. 

E por falar em Chaves, o nosso Núcleo foi convidado para ser padrinho do Núcleo de Chaves. Para o Núcleo de Urgezes é uma honra e um enorme gosto apadrinhar este novo Núcleo.

Alerta para servir!


Sem comentários: