quarta-feira, 28 de maio de 2014

Actividade Nacional: 75 Anos:c Um Sonho, Uma realidade

75 Anos: Um Sonho, Uma Realidade - foi assim que se descreveu o fim-de-semana 24 e 25 de maio de 2014.

75 anos depois do 1º encontro dos antigos escuteiros no Santuário do Sameiro em Braga, recordamos com nostalgia e muito orgulho o dia 21 de maio de  1939 onde antigos escuteiros se reuniram para a festa de confraternização dos antigos escutas do núcleo de Braga. Pode se dizer que este dia deu origem ao grupo que hoje de escuteiros adultos.

O fim-de-semana deu início no dia 24 pelas 10h com a chegada ao Seminários Nª Sra. Da Conceição em Braga, de vários associados dos núcleos da FNA desde o norte ao sul do país, os nossos irmãos escutas de Espanha, convidados civis e outras entidades autárquicas.

Pelas 14h deu-se o início da Festa da Confraternização com a abertura da exposição “75 anos: Um Sonho, Uma Realidade”. Aqui podemos ver a evolução que houve desde 1939 até aos dias de hoje. A organização tentou recriar também um acampamento da aquela época, a tenda, a fogueira e o fogão que naquela altura se construía para confecionar as refeições.
De seguida prosseguiu-se à sessão solene com abertura do coro do CNE e alguns elementos da FNA de Nine, cantando o Hino Nacional, e com o Presidente Regional de Braga, José Luís, dando as boas vindas à festa. O Presidente Nacional, Jorge Caria também proferiu duas palavras à plateia do auditório agradecendo a presença dos presentes e falar um pouco deste fim-de-semana. O Assistente Regional de Braga da FNA anunciou o conferencista Pe. Arlindo Magalhães, Professor de Teologia que apresentou o tema “Os Leigos na Eclesiologia do Vaticano II”.
O Presidente da Câmara de Braga felicitou também a FNA pela efeméride e contentamento por ser Braga a «terra de Portugal onde em Portugal teve origem o movimento escutista» sublinhou o Presidente Firmino Marques que também já foi escuteiro.
Por último, o Arcebispo D. Jorge Ortiga tomou da palavra dizendo «é aconselhável que continuem como escuteiros num Escutismo adaptado à idade adulta, mas conservando o espírito do escutismo que é o espírito do alerta para servir».
Assim deu-se o encerramento desta sessão solene.

Pelas 17h30 em arruada fomos visitar a Sede Regional da FNA e 1ª Sede Nacional do CNE de 1929-1959. Em 1988 a Junta Regional de Braga vê-se obrigada a fechar a sede por falta de segurança. Em 1990 a Junta Regional deu início à recuperação com a ajuda da FNA na recolha de fundos para as obras e a 4 de Julho de 1992 reabriu-se as portas deste edifício. Actualmente é sede do Agrupamento nº1 de Braga, da Junta Regional de Braga, do Núcleo de Braga da FNA e da Direcção Regional de Braga.
Aqui a Direcção Regional convidou os presentes a um verde honra, regressando depois ao Seminário para o jantar.

No fim do jantar teve inicio o Fogo de Conselho/ Festa da Fraternidade. Houve tempo para gargalhadas, momentos sérios, recordações e oração.
A primeira peça a ser apresentada foi a descrição do dia 21 de Maio de 1939, a festa da confraternização do antigos escuteiros no Sameiro, tentando recriar o momento.
O Departamento de comunicação e imagem da Região de Braga contou a história da FNA desde 1939 com um vídeo elucidativo mostrando aos presentes a evolução.
De seguida tivemos a região de Lisboa a reviver o IV Acampamento em Mangualde, o 1º acampamento nacional organizado pela FNA de forma independente e destinado a associados da FNA, um momento de viragem que ficou na História.
A região do Porto também teve o seu momento, apresentando um vídeo para recordar a Chama do Centenário em Portugal em 2007 com a participação da FNA, que teve início junto do túmulo de BP no Quénia, chegou a Portugal pela Região de Braga terminando no Acampamento Nacional do CNE em Idanha-a-Nova, passando por várias regiões.
Terminamos com a oração da noite e cada um seguiu para os seus aposentos no seminário.

No dia 25 pelas 9h30 rumamos ao Monte do Sameiro para o desfile e Eucaristia.
A concentração dos presentes e daqueles que iriam participar só no Domingo deu-se pelas 10h00 para o desfile com direito a fanfarra como a Região de Braga se orgulha em se apresentar em todas as festas. Em desfile percorremos as ruas do Sameiro até à Cripta onde se realizou a Eucaristia presidida pelo Assistente Regional de Braga, Pe. Miguel Ângelo e com a participação activa de todas as regiões na celebração.
O dia terminou com o almoço também no Sameiro e cada um seguiu caminho de volta a sua casa. Uns de longe outros de perto, todos se mostraram nostálgicos pelo fim-de-semana de festa que a Região de Braga proporcionou a todos os associados.

Este fim-de-semana contou com cerca de 500 escuteiros adultos, que embelezaram as ruas de Braga e mostraram que a FNA não é feita de “velhos”, pôde-se constatar que a Fraternidade está a crescer e cada vez mais com gente mais jovem e assim que se pretende continuar.  

ESCUTEIRO UMA VEZ, ESCUTEIRO PARA SEMPRE


Ver fotos: 





Sem comentários: