sexta-feira, 30 de março de 2018
sábado, 24 de março de 2018
Fundação do Núcleo de Crespos - Braga
Hoje marcamos presença na cerimónia de Fundação de Núcleo de Crespos - Braga.
É com enorme satisfação que continuamos assistir ao crescimento e expensão da FNA, sinal da força que vamos adquirindo a cada dia que passa.
É certo que o Núcleo de Urgezes "ganha vantagem" ao estar representada pelo Carlos Alberto (Presidente Regional), mas mesmo assim hoje o Nuno juntou-se ao Carlos e que bem que ficou representado o nosso núcleo num momento importante para este novo Núcleo da FNA.
Fomos poucos, é certo, mas dissemos "ALERTA PARA SERVIR", testemunhando assim a alegria dos novos elementos da FNA do Núcleo de Crespos.
Sejam bem vindos e contem connosco,
Boa Caça....
domingo, 11 de março de 2018
Conselho Nacional de Representantes
Estivemos durante este fim de semana presentes no Conselho Nacional de Representantes da FNA.
Um fim de semana preenchido com assuntos de interesse da nossa FNA onde estivemos representados por quatro elementos, sendo um parte integrante da direção nacional, um da direção regional e dois da direção de Núcleo.
O Conselho começou com o presidente da Assembleia, nosso irmão escuta Campos de Sousa a abrir a sessão e dando as boas vindas aos restantes presentes, de seguida tomou a palavra o Assistente Nacional, Padre Nazaré que nos brindou com uma oração e uma pequena reflexão antes de entrar nos pontos constantes da ordem de trabalhos.
Usou da palavra o Presidente Nacional da FNA, Domingos Leal do Paço que se congratulou com o rumo que a FNA vem tomando e começou por explicar a atividade da direção Nacional durante o ultimo ano civil, passando depois a palavra a cada responsável dos diferentes departamentos que compõe a equipe da direção nacional, expondo cada um deles o trabalho realizado nas diferentes áreas que cada um representa, sendo um dos pontos mais ativos o da apresentação das contas relativas ao exercício de 2017.
Esclarecidas todas as duvidas dos presentes foi o relatório e contas aprovado por unanimidade.
Seguiu-se um tempo para tratar de diversos assuntos da associação seguindo-se o jantar e por fim fizemo-nos representar na capelinha das aparições para rezar o terço e participar na procissão de velas onde com muito orgulho assistimos aos membros da FNA a carregarem o andor da Senhora e Fátima.
Na manha seguinte o dia começou cedo com o pequeno almoço a anteceder a eucaristia celebrada pelo nosso assistente e animada coro improvisado pelos elementos da FNA presentes, mais um momento partilha e reflexão.
Retomamos de seguida os trabalhos com a apresentação e ponto de situação da organização do ACANAC, bem como da apresentação do projeto que se pretende implementar para auxiliar na gestão dos núcleos, seguida de mais um tempo útil para tratar de outros assuntos de interesse da FNA.
Finalizado o conselho nacional houve ainda tempo para mais um momento de convívio durante o almoço, sendo que de seguida cada um de nós rumou a casa com a certeza de que saímos mais ricos do que entramos.
quinta-feira, 8 de março de 2018
Renascer das Cinzas
RENASCER DAS CINZAS
É assim que se chama o mais recente projeto que o Clã de Urgezes leva a cabo.
A FNA de Urgezes, num ano em que tem como seu tema anual "Fraternidade, Cidadania e Voluntariado", associa-se de corpo e alma a este projeto.
Todos assistimos ao flagelo dos incendêncios que Portugal viveu no passado Verão, todos tentamos de uma forma ou de outra ajudar ou fazer chegar ajuda às vitimas desse mesmo flagelo.
Os caminheiros de Urgezes aquando da sua primeira visita a Viseu para entrega dos bens angariados para ajuda das vitimas dos incencios, deparou-se com um cenário ainda mais negro do que aquele que apenas cada um de nós se limita a assistir comodamente nos sofás de nossas casas.
Perante esta realidade, não conseguiram ficar indiferentes, identificaram uma família que perdeu TUDO, e propõe-se a fazê-la "renascer das cinzas"
É aqui que entra a FNA, a comunidade em geral e todos aqueles que queiram e possam ajudar.
Numa verdadeira iniciativa de Fraternidade, Cidadania e Voluntariado a FNA vem também apelar a todos os que nos acompanham a juntarem-se a nos por esta causa.
Recomendamos a visualização do video abaixo, e assim terão a precepção do que é necessário para levar esta iniciativa a bom porto.
Toda a ajuda é válida e bem vinda, desde pequenos gestos e ofertas até ao trabalho no terreno até ao desejado resultado final.
Vamos todos unir-nos, vamos todos colaborar, vamos todos ajudar a:
"RENASCER DAS CINZAS"
Mensagem do Eduardo
Foi com esta mensagem que Eduardo brindou a FNA, não só do seu núcleo mas de toda a Região de Braga.
Até já,
Boa Caça
sábado, 3 de março de 2018
Boa Caça - Eduardo
Hoje a FNA e o CNE de Urgezes vivem um dos mais marcantes
momentos das suas histórias.
"Uma vez escuteiro sempre escuteiro!" È uma frase que com certeza nós já ouvimos diversas vezes.
Uma frase que foi proferida, pela primeira vez, em 1911, num encontro de escuteiros em Leicester na Inglaterra por um senhor chamado Lord Kitchener.
E tantos anos depois deste longínquo 1911 (inicio da 1.ª guerra mundial) esta frase continua a fazer sentido quando dita por alguém que já foi escuteiro.
Hoje mais do que nunca, em Urgezes esta frase faz todo o sentido.
Em final de 2010, início de 2011, recebíamos na FNA o Eduardo, alguém que a nossa comunidade conhece bem, o Eduardo que viu o seu percurso no CNE interrompido, pelo facto de atingir a data limite de pertencer ao CNE e pelo facto da sua vida pessoal e mesmo profissional não o permitirem continuar a abraçar o CNE como desejaria.
Começava assim uma nova aventura, a FNA ganhava então um novo escuteiro adulto, sangue novo, com uma vontade enorme de fazer escutismo, e a prova disso mesmo foi o trabalho realizado por ele quer no nosso núcleo, quer pertencendo à direcção regional da FNA, integrando o departamento de comunicação e multimédia.
Mas a vontade estava lá, o querer fazer mais e melhor escutismo, e perante um convite do CNE para que abraçasse de novo o seu projecto o Eduardo só poderia dizer: SEMPRE ALERTA.
Para nós FNA é um orgulho enorme ver alguém do nosso núcleo voltar ao ativo, principalmente quando falamos de alguém que sente que o seu caminho no CNE ainda tem muito para crescer..
O CNE irá com certeza ganhar um grande dirigente, e nós FNA, ao contrário do possam estar agora a pensar, não ficamos mais fracos. Ganhamos ainda força, mais força para continuar o nosso trabalho e quem sabe viver mais momentos destes.
Se uma das principais missões da FNA é apoiar o CNE sempre que nos for solicitado, esta é daquelas situações em que vamos para casa de coração cheio e com a sensação de dever cumprido.
Quero apenas deixar aqui mais 3 palavras.
- a primeira para o CNE de Urgezes aqui na pessoa do seu chefe de agrupamento, o chefe Daniel; parabéns pela escolha, levam não só um grande escuteiro como também um grande homem, e sempre que precisarem, continuamos por cá;
- em segundo lugar uma palavra a comunidade de Urgezes, a todos aqueles que um dia foram escuteiros e que ainda sentem uma dor de barriga quando nos vêem fardados, juntem-se a nós, venham viver este escutismo adulto, “uma vez escuteiro, sempre escuteiro”
- por fim uma palavra para o Eduardo, alguém que conheço para além do escutismo e sei o que ele sente por esta causa, por este lenço, desejo-te a maior sorte do mundo, que realizes aquilo a que te propões e que contes connosco sempre que precisares.
E porque acredito que isto não é um adeus mas sim um até já, gostaríamos de convidar a receber esta pequena lembrança, uma lembrança que para nos significa uma passagem de testemunho, tal como numa corrida de estafetas em que uns precisamos dos outros para vencer.
Hoje, todos juntos, o Eduardo, a FNA e o CNE são os vencedores.
Discurso proferido pelo presidente da FNA de Urgezes aquando do regresso do Eduardo ao ativo do CNE.
Subscrever:
Mensagens (Atom)