Hoje a FNA e o CNE de Urgezes vivem um dos mais marcantes
momentos das suas histórias.
"Uma vez escuteiro sempre escuteiro!" È uma frase que com certeza nós já ouvimos diversas vezes.
Uma frase que foi proferida, pela primeira vez, em 1911, num encontro de escuteiros em Leicester na Inglaterra por um senhor chamado Lord Kitchener.
E tantos anos depois deste longínquo 1911 (inicio da 1.ª guerra mundial) esta frase continua a fazer sentido quando dita por alguém que já foi escuteiro.
Hoje mais do que nunca, em Urgezes esta frase faz todo o sentido.
Em final de 2010, início de 2011, recebíamos na FNA o Eduardo, alguém que a nossa comunidade conhece bem, o Eduardo que viu o seu percurso no CNE interrompido, pelo facto de atingir a data limite de pertencer ao CNE e pelo facto da sua vida pessoal e mesmo profissional não o permitirem continuar a abraçar o CNE como desejaria.
Começava assim uma nova aventura, a FNA ganhava então um novo escuteiro adulto, sangue novo, com uma vontade enorme de fazer escutismo, e a prova disso mesmo foi o trabalho realizado por ele quer no nosso núcleo, quer pertencendo à direcção regional da FNA, integrando o departamento de comunicação e multimédia.
Mas a vontade estava lá, o querer fazer mais e melhor escutismo, e perante um convite do CNE para que abraçasse de novo o seu projecto o Eduardo só poderia dizer: SEMPRE ALERTA.
Para nós FNA é um orgulho enorme ver alguém do nosso núcleo voltar ao ativo, principalmente quando falamos de alguém que sente que o seu caminho no CNE ainda tem muito para crescer..
O CNE irá com certeza ganhar um grande dirigente, e nós FNA, ao contrário do possam estar agora a pensar, não ficamos mais fracos. Ganhamos ainda força, mais força para continuar o nosso trabalho e quem sabe viver mais momentos destes.
Se uma das principais missões da FNA é apoiar o CNE sempre que nos for solicitado, esta é daquelas situações em que vamos para casa de coração cheio e com a sensação de dever cumprido.
Quero apenas deixar aqui mais 3 palavras.
- a primeira para o CNE de Urgezes aqui na pessoa do seu chefe de agrupamento, o chefe Daniel; parabéns pela escolha, levam não só um grande escuteiro como também um grande homem, e sempre que precisarem, continuamos por cá;
- em segundo lugar uma palavra a comunidade de Urgezes, a todos aqueles que um dia foram escuteiros e que ainda sentem uma dor de barriga quando nos vêem fardados, juntem-se a nós, venham viver este escutismo adulto, “uma vez escuteiro, sempre escuteiro”
- por fim uma palavra para o Eduardo, alguém que conheço para além do escutismo e sei o que ele sente por esta causa, por este lenço, desejo-te a maior sorte do mundo, que realizes aquilo a que te propões e que contes connosco sempre que precisares.
E porque acredito que isto não é um adeus mas sim um até já, gostaríamos de convidar a receber esta pequena lembrança, uma lembrança que para nos significa uma passagem de testemunho, tal como numa corrida de estafetas em que uns precisamos dos outros para vencer.
Hoje, todos juntos, o Eduardo, a FNA e o CNE são os vencedores.
Discurso proferido pelo presidente da FNA de Urgezes aquando do regresso do Eduardo ao ativo do CNE.
Sem comentários:
Enviar um comentário