domingo, 21 de outubro de 2018

10.º Aniversário

Urgezes viveu neste sábado o ponto alto das comemorações do seu 10.º aniversário
Com a família FNA reunida, Urgezes teve o privilégio de rever bons amigos e de contar com a presença de diversas individualidades que muito orgulham o nosso Núcleo.
Desde logo a presença do nosso Presidente Nacional, Domingos Leal do Paço que nos brindou com a sua presença, bem com o Presidente Regional de Braga, Carlos Alberto Cunha (ao qual não perdoaríamos a sua ausência por motivos óbvios) e restante Direcção, bem como o Presidente da Junta de Freguesia de Urgezes, Dr. Miguel Oliveira, e também Chefe do Agrupamento 322 de Urgezes, Daniel Ribeiro que se fez acompanhar de todo o seu agrupamento.
Uma palavra muito especial para o Núcleo de Chaves, que mesmo não sendo da região de Braga marcou presença em força, como não poderia deixar de ser, como bons afilhados que são e pela ligação umbilical que desde sempre nos une.
Uma festa preenchida em que Urgezes começou com as habituais boas vindas e com o hastear da bandeira de Núcleo.
O Presidente do Núcleo deu as boas vindas aos convidados, apresentando a "Chama" que nos acompanha nesta caminhada, querendo inclusive que a mesma se fizesse representar nesta comemoração.
De seguida e no seguimento de outras iniciativas inseridas no aniversário, os convidados foram distribuídos por grupos e convidados a reflectir sobre a temática abordada no colóquio realizado no passado dia 06 de Outubro: "A FNA no escutismo e na comunidade".
Foi interessante verificar que na sua esmagadora maioria pensa da mesma forma e tem ideias vincadas sobre a postura a adoptar e aquilo que podemos valer quer para o escutismo em geral, quer nas nossas comunidades.
Ainda durante a tarde, Urgezes deu-se a conhecer aos convidados, apresentando uma breve história da comunidade local, bem como os seus símbolos.
Antes da Eucaristia houve ainda lugar ao habitual desfile a que se seguiu a Eucaristia celebrada pelo N/ assistente Padre Francisco Oliveira, tendo o mesmo destacado o papel da FNA em geral nas comunidades, enaltecendo o trabalho desenvolvido na nossa comunidade.
É com um orgulho enorme que ouvimos estas palavras.
Mas o ponto alto foi sem dúvida poder ver a investidura de três novos associados, o João Ricardo, a Deolinda e a Isabel, que a partir de agora passam a pertencer esta grande família. 
Depois de um namoro difícil o João Ricardo sentiu-se pronto para abraçar este desafio, quanto a Deolinda e a Isabel, duas pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ser escuteiras em jovens, mas fazem parte deste núcleo desde a fundação, tiveram a coragem de dar um passo em frente, ultrapassar os desafios propostos e juntarem-se a nós.
Por altura da acção de graças o Núcleo anfitrião deu a conhecer aos convidados o seu Hino do 10.º aniversário que mesmo tendo como base uma música bem conhecida, foi propositadamente escrito para o efeito.
No final o Presidente do Núcleo, José Carlos Mendes, dirigiu a palavra aos convidados, fazendo questão de o fazer também à comunidade local como forma de agradecimento pela forma coma a mesma nos acolhe e faz de nós aquilo que somos, destacando ainda a colaboração das mais variadas entidades e individualidades nosso aniversário, mas dando enorme relevo ao papel das famílias de cada um nós, apelidando-as com o pilar mais importante na vida do nosso núcleo.
No final da Eucaristia deu-se a habitual cerimónia protocolar e de entrega de lembranças a que se seguiu a grande festa de comemoração do nosso aniversário, não só com as nossas famílias, mas também com a grande família FNA a que todos pertencemos.
De referir ainda que à semelhança dos outros anos foi lançada uma nova edição da nossa revista "Chama", uma revista essencialmente de carácter informativo sobre a vida do Núcleo mas na qual há ainda espaço para notas de reflexão às quais não devemos ficar indiferentes, Convidamos-vos desde já a visualiza-la e lê-la através do nosso blog.

Fotos integrais em:


























































Sem comentários: