quarta-feira, 9 de março de 2011

COLÓQUIO "A MULHER NO MOMENTO ACTUAL E IGUALDADE DE GÉNERO"



Decorreu com grande sucesso o colóquio que o nosso Núcleo promoveu sobre o tema "A MULHER NO MOMENTO ACTUAL E IGUALDADE DE GÉNERO", realizado no passado dia 07 de Março, véspera do dia da mulher. Teve início pelas 21 horas e depois dos cumprimentos e apresentações, actuaram dois jovens músicos da nossa Freguesia, o Jorge no Órgão e o João no clarinete. Seguiu-se a recitação de um poema sobre a mulher apresentado pela autora, a D. Alzira Araújo, também ela da nossa Freguesia, que lançou recentemente um livro de poesia. Posto isto usaram da palavra os oradores conviados, em primeiro lugar o Dr.Jorge Santos, Sociólogo, para nós o Jorge que do vasto curriculum que tem destaco o de ser um verdadeiro Escuteiro Adulto deste Núcleo e que muito contribuiu para a realização deste evento. De seguida usou da palavra o Pe. Dr. Francisco Oliveira, nosso Assistente e Pároco da nossa Freguesia e Filósofo, que nos apresentou o tema do ponto de vista filosófico, área que tão bem domina. Em terceiro lugar ouvimos a Drª. Andreia Costa, Psicóloga que entre muitas coisas partilhou com todos a sua experiência enquanto Psicóloga na área escolar, dando exemplos de muitos casos onde é a mulher enquanto mãe que se vê obrigada a acumular as tantas tarefas que já tem e a tarefa de zelar pelo superior interesse dos filhos na escola. Por fim a Drª. Francisca Abreu, Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, para a Cultura e Educação e do Impar curriculum que possui referimos o cargo de Comissária Política local para a igualdade de direitos entre Mulheres e Homens. Na sua intervenção a Drª. Francisca Abreu fez-nos perceber que falar de igualdade de direitos da mulher é o mesmo que falar de direitos humanos, referiu ainda que não pretende nem pretenderá sobrepor o papel da mulher ao do homem, mas sim colocá-los num patamar de igualdade. Revelou-se uma verdadeira lutadora por esta causa.
Quatro oradores, quatro pontos de vista, quatro áreas, mas um só tema.
De seguida foi o tempo destinado à intervenção da plateia com a colocação de questões e de um debate saudável que permitiu o enriquecimento da discussão. Antes de encerrar o colóquio, houve tempo para um novo momento musical, com a actuação da Beatriz e da Ana, duas excelentes tocadoras de piano que ao mesmo tempo que tocavam nós distribuímos uma flor a cada mulher. Depois dos agradecimentos e da entrega de lembranças aos oradores e aos aminadores demos por encerrado o evento.
Sentimos que valeu a pena a realização deste colóquio, pela adesão que excedeu as expectativas, pela qualidade das intervenções e dos intervenientes, pelo momento de reflexão e por ter-mos percebido que nunca é demais falar e discutir este tema IGUALDADE.

Sem comentários: